O prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou neste sábado (11/10) o Hospital Municipal Veterinário São Francisco de Assis, em Irajá, na Zona Norte. O hospital vai funcionar todos os dias da semana, das 8h às 20h, oferecendo cirurgias gerais e ortopédicas, clínica geral e de especialidades, exames laboratoriais e de imagem. Todos os animais que passarem pela unidade serão microchipados. Este é o terceiro hospital veterinário do município.
– A causa animal deve ser tratada com respeito. Animais não são seres humanos, mas nós somos seres humanos. E, como seres humanos, temos que ter esse cuidado, esse carinho com os animais. A gente pode inovar muito nesse mandato, fazendo equipamentos de muita qualidade, especialmente hospitais, para atendimento aos nossos pets, nossos animais. Este é mais um espaço desses, de muita qualidade. É uma alegria estarmos hoje aqui, requalificando e prestando um serviço público de muita qualidade. A gente tem certeza de que vai ser um lugar muito especial.
Continua após a publicidade
Em 2023, a Prefeitura do Rio transformou o Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, em hospital, e, no ano passado, reinaugurou, na Mangueira, o Instituto Jorge Vaitsman, que também ganhou estrutura hospitalar para atender a grande demanda. O Hospital São Francisco de Assis, localizado na Rua Hannibal Porto, 450, tem quatro consultórios de clínica geral, dois de especialidades e um para tratamento de esporotricose – zoonose causada por fungos. A unidade tem dois centros cirúrgicos, salas de emergência e de procedimentos e recepção.
O secretário Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, destacou que, com três hospitais veterinários, o município já pode se considerar uma referência no país.
– É muito importante a gente investir na saúde dos nossos pets, porque a gente também vai estar investindo na saúde mental das pessoas que têm muita dificuldade em cuidar desses animaizinhos. É fundamental a gente aumentar as políticas públicas, e o prefeito Eduardo Paes tem feito isso. Estamos inaugurando nosso terceiro hospital veterinário, um marco para a cidade do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro é referência no Brasil.
Moradora de Irajá, Flávia Regina de Amorim Gomes era uma das muitas pessoas do bairro curiosas em relação ao novo hospital. Ela tinha de se deslocar até o Instituto Jorge Vaitsman, na Mangueira, quando sua cadela, Helena, precisava de atendimento veterinário.
– Fazer o deslocamento daqui para a Mangueira era muito complicado. Tinha que pegar carro. No ônibus, dependendo do tamanho do cachorro, você não pode entrar. A estrutura, e eu já tive essa experiência no Jorge Vaitsman, é bem bacana. No primeiro dia que fui lá, eles já chiparam minha cadela e fizeram cadastro. O atendimento foi excelente. Mas aqui eu posso vir a pé.
Porto Velho - RO Semagric lança emissão do CAF durante a Agrotec 2025 no Complexo Madeira-Mamoré
Bertioga - SP Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos recebe visita pedagógica de escola do Guarujá
Parintins - AM Escola Municipal Luz do Saber vence e mantém protagonismo na modalidade Badminton
João Pessoa - PB Complexo Hospitalar de Mangabeira entra no clima natalino com decoração temática Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro