Alunos da rede municipal de ensino apresentaram a peça Cobra Honorato: o nascimento dos rios Tocantins e Araguaia, nesta terça-feira, 14, na Biblioteca Orlando Lima Lobo. A apresentação ocorreu no âmbito do projeto Canoeiros e Canoeiras das Palavras, coordenado pela professora Socorro Camelo.
A peça foi baseada no conto Cobra Honorato, de Glecia Sousa, que tem como enredo a origem dos rios Tocantins e Araguaia, mostrando uma nova visão sobre a lenda a partir de relatos que ouviu e que foram a base para a escrita do conto.
“A gente escreve para que o leitor, de fato, se aproprie dessa leitura e se encontre nela. E quando a gente vê um trabalho como esse, de uma outra pessoa transformar esse conto em uma performance e trazer um pouco do que é a história em forma dramática, é muito importante para a gente enquanto autor da obra”, destaca Glecia Sousa, que também é coordenadora da biblioteca.


Segundo a coordenadora do projeto, Socorro Camelo, para que o espetáculo aconteça, três etapas são necessárias: a escolha e leitura da obra a ser retratada; montagem do roteiro; e o ateliê cênico, onde ocorrem a construção dos personagens, cenários e figurinos. Para ela, é essencial o engajamento dos alunos e constatar o quanto a arte pode mudar realidades.
“A gente quer transformar vidas através das artes, das artes cênicas e da literatura. E vê-los assim, apresentando tão lindamente, tão centrados, vencendo a timidez, vencendo o nervosismo, saindo do seu habitat para vivenciar tudo isso, foi uma sensação de que é possível”, ressalta Socorro Camelo.


A escolha da obra segue a lógica de potencializar a literatura produzida em Marabá.
Entre os alunos que apresentaram a peça, estão representantes das Escolas Acy Barros, Santa Maria, do PA 21, e Santa Rita, do PA Jussara. Os alunos que assistiram à peça eram da Escola Nossa Senhora de Fátima, do São Félix II.
Além das escolas citadas, o projeto realizou oficinas nas Escolas Francisco Sousa Ramos, no Novo Horizonte; e Adelaide Molinari, na Vila Sororó, onde o projeto iniciou.
Samilly Soares tem 15 anos e é estudante da Escola Acy Barros. Ela relata sua experiência com o projeto e a apresentação da qual fez parte.
“Quando eu fiquei sabendo, eu fiquei muito empolgada porque eu tenho muita vergonha e a gente se solta mais. A experiência que eu vivo lá dentro é maravilhosa. Eu sou muito nervosa, mas deu tudo certo”, comenta.

A mesma percepção é compartilhada pelo estudante Vinicius Gomes, de 12 anos, da Escola Santa Rita, do PA Jussara.
“Eu gosto muito. Eu me sinto feliz. O teatro me ajudou em muitas coisas, ver como é que é na frente de um monte de pessoas, que eu estava com muita vergonha, mas quando eu fiquei na frente eu percebi que é normal. Então, vale a pena e eu acho muito bom”, afirma.


O Projeto Teatral Canoeiros e Canoeiras das Palavras surgiu em 2021 na Escola Irmã Adelaide Molinari, na Vila Sororó. No ano seguinte, venceu o 23º Prêmio Nacional Arte na Escola Cidadã, na categoria Fundamental I, com a Construção Cênica: “O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro”, baseada na obra do escritor e poeta paraense, Juraci Siqueira.
Segundo a professora Socorro Camelo, o projeto tem como objetivo fomentar a leitura por meio do teatro. São oficinas de jogos teatrais, contações de histórias, aulas de teatro e outras atividades que fazem parte do Canoeiros e Canoeiras das Palavras. A base da iniciativa, com atividades fixas de teatro e montagens cênicas é a Biblioteca Comunitária Glauber Sousa, no KM 16, Vila Belo Vale. Apesar disso, o projeto atende escolas nas zonas rural e urbana e conta com três espetáculos e diversas oficinas realizadas.
“O nosso intuito é alcançar esses espaços, mostrar que a escola é um espaço de fazer teatro, de pensar teatro e potencializar essa arte que é tão necessária dentro do campo dessa aprendizagem”, reitera Socorro Camelo.











Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Semed: Alunos da rede municipal encenam peça na Biblioteca Orlando Lobo appeared first on Prefeitura de Marabá .
Lauro de Freitas Lauro de Freitas participa do encontro Rede do Futuro e reforça integração entre as áreas de Trabalho e Educação
Educação Fies 2025: Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes
Lauro de Freitas Lauro de Freitas apresenta avanços significativos nas avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Educação ”A escola do Ceará não seria a mesma sem cada um e cada uma de vocês”, agradeceu Elmano de Freitas aos gestores escolares durante evento em alusão ao Dia do Diretor Escolar
Atibaia - SP Projeto de Ensino de Xadrez estimula o raciocínio e o desenvolvimento dos alunos da rede municipal Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 30°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro