O ano de 2025 tem sido de transformação para um grupo de mais de 700 educadores que estão iniciando uma nova fase profissional e reforçando o quadro de servidores efetivos da Prefeitura de Palmas. Aprovados no último concurso da Secretaria Municipal da Educação (Semed), os novos professores se somam aos profissionais que fazem do sistema de ensino da Capital uma referência nacional, atendendo cerca de 44 mil alunos, distribuídos em 45 escolas municipais e 37 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Entre os novos nomes que agora ocupam as salas de aula da rede municipal estão a professora Mariana Soares Borges e o professor Gutemberg Alencar. Ela com pouco mais de dois meses de atuação e ele com nove meses, já vivenciam a realidade desafiadora e gratificante de ser educador na rede pública. As trajetórias de ambos refletem a de muitos colegas que, movidos por diferentes motivações, decidiram abraçar a missão de educar.
Mariana acabou de se formar em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, mas traz consigo a experiência de sala de aula adquirida na rede privada. “Ser professor é uma escolha diária e, muitas vezes, podemos nos deparar com alguns obstáculos, mas a partir do momento em que você compreende que o desenvolvimento das crianças depende da conduta do ensinar, isso nos motiva a fazer um trabalho de excelência. Fui muito bem recebida pelas crianças e tem sido incrível esta etapa”, disse a professora.
O professor de geografia na Escola Municipal Anne Frank, Gutemberg Alencar, atuou nove anos na rede privada, antes de ingressar na rede municipal, por meio do último concurso público. Ele destaca que encontrou na licenciatura a possibilidade de unir o conhecimento específico de sua área e o gosto por ensinar. “Para mim, o maior desafio nesses primeiros meses tem sido conciliar as diversas demandas da rotina escolar — como planejamentos, conselhos e atividades pedagógicas — com o tempo em sala de aula. Contudo, dar aula é o melhor dos desafios, que faço com prazer e alegria”, complementa.
A estabilidade na carreira também foi um dos fatores que os motivaram a fazer o concurso. “É uma realização muito grande ser concursada de um município, ainda mais Palmas, que tem um dos melhores PCCRs (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) da educação do Brasil. É uma conquista saber que, com nosso trabalho, vamos conseguir crescer dentro da carreira”, ressaltou a pedagoga, que atua no Cmei Pequeno Príncipe com crianças de cinco e seis anos.
Texto: Taygo Melo
Edição: Denis Rocha

Campo Grande - MS Prefeitura atua de forma integrada para atender a população após temporal
Sinop - MT UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
Belém Veja a agenda cultural gratuita da capital do Brasil nos próximos dias
Lucas do Rio Verde Projetos de robótica e ciência fortalecem aprendizado e protagonismo dos alunos da rede municipal
João Pessoa - PB Procon-JP orienta cliente da Oi sobre procedimentos para garantir serviços durante a transição para outra empresa
Palmas - TO Ex-alunos da ETI Margarida Lemos se destacam no cenário esportivo nacional Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 30°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro