Seu site
Segunda, 08 de Junho de 2026 04:39
(62) 9-9379-1543
Urbanismo Transporte

Ponte de Guaratuba usa 23 mil pneus reciclados para asfalto

Com apoio da ABIDIP e da ABRERPI, o programa Brasil Rodando Limpo garante a destinação de 23 mil pneus inservíveis para o asfalto da obra, unindo s...

20/04/2026 13h43
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Foto: Gediel Mendes
Foto: Gediel Mendes

A inauguração da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, no próximo dia 29 de abril, consolida um marco na integração entre infraestrutura, sustentabilidade e inclusão social no Brasil. Com investimento superior a R$ 400 milhões, a obra conecta Matinhos a Guaratuba e incorpora uma solução inovadora: o uso de asfalto-borracha produzido a partir de pneus importados reciclados. Ao todo, cerca de 23 mil pneus inservíveis ganharam destinação adequada por meio do programa Brasil Rodando Limpo, uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (ABIDIP) e da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (ABRERPI).

Continua após a publicidade

A pista da nova ponte e suas alças de acesso utilizam a tecnologia de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que amplia a durabilidade do pavimento, melhora a resistência a fissuras e contribui para a redução dos custos de manutenção. Aproximadamente 600 toneladas desse composto asfáltico especial estão sendo utilizadas. A solução demonstra, na prática, como resíduos de difícil decomposição, como pneus inservíveis, podem ser transformados em insumos de engenharia de alto desempenho, gerando ganhos simultâneos para o meio ambiente e para a eficiência econômica.

Asfalto-borracha reciclado e ressocialização O projeto paranaense incorpora um componente social adicional de grande relevância: a utilização de mão de obra prisional no processamento dos pneus, sob coordenação da Polícia Penal. O trabalho garante remuneração e remição de pena (um dia a menos a cada três trabalhados), promovendo ressocialização e ampliando o alcance social da logística reversa. Trata-se de um modelo que integra políticas públicas de meio ambiente, infraestrutura, saúde e sistema penitenciário de forma inédita e eficiente.

Continua após a publicidade

A iniciativa da ponte é um dos resultados mais visíveis do Programa Brasil Rodando Limpo, que já recicla cerca de 180 mil toneladas de pneus inservíveis por ano. Com 14 recicladoras associadas em 20 estados e presença em mais de 135 municípios, o programa combate o descarte irregular, amplia a rastreabilidade e transforma um dos maiores passivos ambientais do país em insumo produtivo.

Para Ricardo Alípio, presidente da ABIDIP, o modelo brasileiro de logística reversa revela algo ainda pouco comum: a convergência efetiva entre políticas públicas. "Saúde, meio ambiente, sistema penitenciário e infraestrutura atuam de forma integrada em uma solução que já se mostra escalável e economicamente viável. O desafio agora é transformar casos de sucesso como esse em políticas públicas estruturadas e de grande alcance, capazes de ampliar resultados e gerar valor sistêmico para o país", destaca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 04h01
11°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 26°

11° Sensação
1.07 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/06)

Mín. 15° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Quarta (10/06)

Mín. 16° Máx. 28°

Parcialmente nublado