Assistência Social Assistência Social
CARTA DE IDOSOS MARCA ENCERRAMENTO DE CAMPANHA
Junho Violeta promoveu reflexão sobre o envelhecimento
22/06/2026 13h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Arapoti - PR

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o encerramento da campanha Junho Violeta em uma emocionante cerimônia que reuniu mais de 50 idosos participantes dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O evento contou com a presença do prefeito Irani Barros, da secretária municipal de Assistência Social, Débora Campos, de servidores da pasta e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Geci de Oliveira. Durante a cerimônia, foram homenageados os participantes que se destacaram nas atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Além das homenagens, o encontro reforçou a importância da campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, seja ela física, psicológica, financeira ou decorrente de negligência.

Com o tema “Tecendo Laços, Protegendo Histórias: o Respeito que Atravessa Gerações”, a campanha resultou na elaboração de uma carta coletiva assinada por 52 idosos. Em um texto marcado pela emoção e pela reflexão, os participantes fizeram um apelo às novas gerações por respeito, cuidado e reciprocidade.

Entre as mensagens deixadas na carta, destaca-se o desejo de que os idosos sejam tratados com o mesmo carinho e dedicação que dedicaram ao longo da vida. “Gostaríamos de ser amados, como amamos”, registra o documento.

A ação reforça uma mensagem fundamental para toda a sociedade: respeitar a pessoa idosa é respeitar o próprio futuro.