A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), destaca a importância do Dia do Orgulho Autista, celebrado no mês de junho (dia 18), reforçando a conscientização, valorização e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Dia do Orgulho Autista busca promover a compreensão de que o autismo não deve ser visto apenas sob a perspectiva das limitações, mas também das potencialidades, capacidades e contribuições que cada pessoa autista oferece à sociedade. A iniciativa reforça a necessidade de combater preconceitos, ampliar o acesso a direitos e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão.
Em Porto Velho, a Prefeitura tem desenvolvido ações voltadas ao acolhimento e à promoção da cidadania das pessoas neurodivergentes e de suas famílias. Por meio da Semias, são realizados diálogos permanentes com movimentos sociais, associações e grupos representativos, além do fortalecimento da rede de proteção social para garantir mais acessibilidade, autonomia e qualidade de vida.
Segundo o secretário municipal de Inclusão e Assistência Social, Paulo Afonso, a data é um momento de reflexão e compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“O Dia do Orgulho Autista nos convida a reconhecer e respeitar as diferenças. Precisamos avançar cada vez mais na promoção da inclusão, garantindo que as pessoas autistas tenham acesso pleno aos seus direitos e possam participar de forma ativa de todos os espaços da sociedade. A diversidade humana é uma riqueza que deve ser valorizada e celebrada”, destacou o secretário.
A Semias também tem atuado na ampliação do diálogo com famílias atípicas, fortalecendo iniciativas que promovem a participação social e a construção coletiva de políticas públicas. A criação de espaços de escuta e a aproximação com a comunidade têm sido fundamentais para identificar demandas e desenvolver ações mais efetivas.
“Nosso compromisso é construir uma Porto Velho cada vez mais inclusiva, humana e acolhedora. O respeito e a inclusão devem ser vividos todos os dias, não apenas em datas simbólicas. Reafirmamos a importância de respeitar as diferenças, combater o preconceito e ampliar as oportunidades para que as pessoas autistas e suas famílias tenham acesso aos seus direitos, com dignidade, autonomia e participação plena na sociedade”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
Texto:Adaides Batista
Fotos:Arquivo / Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)