Estudantes conquistaram títulos estaduais e vão representar o Pará nos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília.
O talento, a dedicação e a disciplina dos estudantes-atletas de Parauapebas foram celebrados nesta terça-feira (23), durante cerimônia promovida pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). O evento homenageou os jovens que se destacaram no Super JEPs 2026, em Belém, e conquistaram resultados que colocaram o município entre os principais destaques do esporte escolar paraense.
Entre os resultados, a Escola Fernando Pessoa conquistou o título no Handebol A Masculino e o vice-campeonato no Handebol A Feminino. A Seleção de Parauapebas ficou com o vice-campeonato no Handebol B Feminino, enquanto o Colégio Collegium de Carajás garantiu o vice-campeonato no Voleibol B Feminino. Com a conquista, a equipe masculina da Escola Fernando Pessoa representará o Pará nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão realizados em setembro, em Brasília.
O prefeito Aurélio Goiano destacou a importância do trabalho desenvolvido pela educação e pelo esporte no município.
“Essa molecada já é o oitavo ano consecutivo que traz para Parauapebas algo grandioso. O handebol de Parauapebas é respeitado no Brasil e isso é resultado de muito esforço e dedicação”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Maura Paulino, ressaltou a tradição do município nas competições escolares. “Nós já fomos campeões nacionais e seguimos conquistando espaço nas etapas estaduais e nacionais. É uma alegria muito grande ver nossos estudantes alcançando esses resultados”, disse.
O professor de Educação Física Gentil Eduardo Cardoso destacou que o trabalho esportivo desenvolvido em Parauapebas já soma dez anos e, desconsiderando o período da pandemia, conquistou o oitavo título consecutivo no Super JEPs.
“A conquista garante a representação oficial do Pará na competição nacional e proporciona aos estudantes experiências importantes para sua formação educacional e social”, enfatizou.
Para a estudante-atleta Rebeca Castro, o esporte tem papel fundamental em sua vida. “Se não fosse pelo esporte, eu não estaria aqui uma hora dessas. O esporte é importante para mim e para a minha educação”, declarou.
Já o atleta David Augusto falou sobre a expectativa para representar o estado na competição nacional. “É uma sensação muito cativante. Estamos tendo essa oportunidade e quero que dê tudo certo para que nosso time saia campeão lá em Brasília”, afirmou.
A homenagem reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte escolar como ferramenta de inclusão, disciplina, cidadania e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Texto: Ana Freitas
Fotos: Adahilton Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP 2026