Geral ADMINISTRAÇÃO ...
Escola de Governança Pública promove aula inédita sobre manejo de abelhas em Marituba
Com carga horária de 20 horas, o curso abordou conteúdos relacionados à criação racional, aspectos biológicos e comportamentais das espécies
26/06/2026 15h31
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Em Marituba, a aula prática realizada pela Escola de Governança Pública do Pará, nesta sexta-feira (26)

Nesta sexta-feira (26), servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap) de Marituba, finalizaram o curso “Técnicas de Manejo em Meliponicultura”, promovido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA).

A iniciativa pioneira buscou reforçar o compromisso da instituição com a formação de servidores públicos em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Os servidores municipais aprenderam, na prática, ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, à conservação dos recursos naturais e à promoção do desenvolvimento sustentável.

O conteúdo também abordou aspectos biológicos e comportamentais das principais espécies, legislação aplicada à atividade, implantação e organização de meliponários, técnicas de manejo, monitoramento das colônias, alimentação suplementar, controle de pragas e doenças, além da produção sustentável de mel e outros produtos derivados.

Meliponicultura para a conservação ambiental

A meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, espécies nativas do Brasil, possui grande importância ambiental, econômica e social. A qualificação técnica da EGA busca formar agentes multiplicadores capazes de compartilhar os conhecimentos adquiridos com comunidades, produtores rurais e demais públicos atendidos pela secretaria municipal.

Para Cláudio Junior, aluno do curso e coordenador pedagógico da escola municipal Emília Clara Lima, a capacitação representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos técnicos. "A nossa escola funciona em tempo integral, então a gente tem várias disciplinas diversificadas na nossa escola".

"Assim, é oportunizar de uma forma diferenciada para nossos alunos, para que a nossa escola possa servir de um projeto piloto para as demais escolas dentro do nosso município, então é fazer a implementação dessas caixas", disse Cláudio sobre os alunos aprenderem sobre a importância das abelhas na natureza, na biodiversidade e na produção de alimentos.

O coordenador da escola completou: "Nós, que estamos na área da educação, vamos em busca a cada dia, de aprendizado, então é muito importante para a gente, para o nosso currículo, como um profissional, como professor, e está levando também esse conhecimento para dentro da nossa escola, tanto para nossos alunos, como para nossos professores".

Danilo Alho, diretor-geral da EGPA, destacou a importância da qualificação contínua dos servidores públicos para o fortalecimento de políticas sustentáveis e do desenvolvimento regional.

“Acredito que capacitar servidores públicos em áreas como a meliponicultura é investir diretamente no desenvolvimento sustentável dos nossos municípios. Quando levamos conhecimento técnico sobre a criação racional de abelhas sem ferrão, estamos fortalecendo a preservação da biodiversidade, incentivando a produção sustentável e criando oportunidades para que esses profissionais atuem como multiplicadores em suas comunidades. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais a oferta de cursos inovadores que atendam às demandas reais do serviço público e contribuam para o desenvolvimento regional do Pará”, finalizou o gestor.