Quarta, 24 de Julho de 2024 21:09
(62) 9-9379-1543
Tecnologia Tecnologia

Mercado game cresce e alavanca venda de hardweres

Mercado game cresce e alavanca venda de hardweres

04/07/2024 22h05 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Mercado game cresce e alavanca venda de hardweres

PCs, laptops e periféricos foram responsáveis por pouco mais de um terço da receita do mercado de jogos eletrônicos desde 2019. Especialista em informática, Grupo Fujioka destaca que vem reduzindo a lacuna entre consoles e PCs e existe muito espaço para crescimento

Continua após a publicidade
Anúncio

O mercado global de jogos eletrônicos continua a crescer exponencialmente, uma indústria que já é o maior setor de entretenimento e mídia do século 21, ultrapassando a do cinema. O Brasil já representa o maior mercado de jogos da América Latina e 3º maior no mundo, atrás apenas de EUA e China. Esse mercado cujo volume deverá ultrapassar 447 bilhões de dólares em 2024 e segue com projeções de um trilhão de dólares em 2032 (Statista), é impulsionado por avanços em hardware, novos lançamentos de jogos e a expansão das plataformas de streaming de jogos.

A venda de PCs, laptops e periféricos, que corresponde ao segmento dos hardwares, se manteve como responsável por pouco mais de um terço da receita do mercado de jogos eletrônicos desde ao menos 2019 e deve ocupar a mesma proporção até ao menos 2029. “Percebemos que caiu a lacuna que existia entre as vendas de consoles e PCs e que existe muito espaço para crescimento neste segmento”, explica Igor Coelho, gerente de informática do Grupo Fujioka. A previsão é que o mercado de PCs e laptops voltados para jogos atinja mais de 75 bilhões de dólares de receita até 2029 (Statista).

Outra pesquisa que acaba de ser lançado pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) mergulha no dinâmico setor de jogos do Brasil e aponta oportunidades estratégicas que temos na crescente indústria global de videogames. O estudo que se chama “A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos”, destaca, por exemplo, nossa rica herança cultural e talento criativo.

Atentos a esse mercado, o Grupo Fujioka se mantém ativo neste mercado para contribuir com o aprimoramento da experiência de jogo e, por isso, trabalha com as melhores marcas do mundo de itens como monitores, fones de ouvido e alto-falantes para jogos. Além dos PCs e laptops, possuem componentes como mouses e teclados que oferecem jogabilidade mais suave, monitores com fidelidade visual aperfeiçoada e até mesas e cadeiras especialmente projetadas para esse público game. “Outro diferencial das lojas Fujioka é a montagem dos PCs de acordo com as necessidades do cliente, totalmente sem custos. ”, conclui Igor. 

PCs Gamers

Versáteis e com capacidade de atualização, os PCs gamers mantêm uma posição de destaque no mercado. As principais tendências desse nicho incluem:

  • Processadores mais poderosos: A Intel e a AMD lançaram novas linhas de CPUs que oferecem desempenho superior para jogos, multitarefas e criação de conteúdo.
  • Adoção de GPUs de última geração: A NVIDIA e a AMD continuam a liderar o mercado com placas de vídeo de alto desempenho, oferecendo suporte a ray tracing em tempo real e resolução 4K.
  • O uso de SSDs NVMe se tornou padrão, o que reduz significativamente os tempos de carregamento dos jogos.

Consoles

Devido à sua conveniência e à oferta de jogos exclusivos, os consoles continuam a ser uma escolha popular para muitos jogadores. Neste ano, os destaques incluem:

  • Realidade Virtual e Aumentada: Investimento em experiências de RV e RA, trazendo uma nova dimensão de imersão aos jogos de console.
  • PlayStation 5 e Xbox Series X/S com novos títulos exclusivos e melhorias contínuas no desempenho.
  • O PlayStation Plus e o Xbox Game Pass ampliaram suas bibliotecas, oferecendo serviço de assinatura com uma vasta gama de jogos por um preço acessível.

Notebooks Gamers

Com portabilidade e desempenho aprimorado, os notebooks gamers estão ganhando cada vez mais popularidade. Vamos às inovações em 2024:

  • Desenvolvendo designs mais leves e compactos, os fabricantes estão conseguindo equilibrar potência e portabilidade, tornando os notebooks gamers ainda mais atraentes para quem busca mobilidade.
  • Tela com altas taxas de atualização: Monitores com 144Hz e 240Hz se tornaram comuns.
  • Novas tecnologias de resfriamento permitem que os notebooks gamers operem em níveis de desempenho mais altos sem superaquecimento.

Dora Teruel
[email protected]
(62) 9290-8484

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 19h01
23°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 26°

22° Sensação
4.63 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/07)

Mín. 14° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (26/07)

Mín. 14° Máx. 27°

Tempo limpo