O apagão cibernético global que atingiu diversos serviços, entre eles redes de comunicação, bancos, aeroportos e trens, nesta sexta-feira (19), pode ter sido causado por uma atualização em um software da empresa Crowdstrike, que trabalha especificamente com segurança virtual.
O Coordenador Nacional de Segurança Cibernética da Austrália informou que o problema foi causado por “uma plataforma de software de terceiros”. O governo do país também se reuniu para entender a situação.
Segundo informações de agências internacionais, o problema aconteceu devido a uma atualização na plataforma Falcon, da Crowdstrike, que faz a segurança de vários sistemas importantes no mundo, entre eles a Microsoft. "Crowdstrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque.
O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento", disse o CEO da Crowdstrike, George Kurz. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as mais recentes atualizações e vamos continuar oferecendo atualizações completas e contínuas em nosso site", completou.
A Microsoft disse, em um post da rede social X (antigo twitter), que tomou ações para diminuir o problema. “Nossos serviços ainda apresentam melhorias contínuas enquanto continuamos a tomar ações de mitigação.”
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