Solenidade nesta quarta-feira (28), em homenagem à primeira infância, prestigiou mais de 500 pessoas com moções de louvor, pelo trabalho que desenvolvem na área da infância e adolescência. Para a deputada Paula Belmonte (Cidadania), que teve a iniciativa do evento, as homenagens são um estímulo para que o agraciados sigam “semeando um futuro melhor para nós”.
“Hoje é uma homenagem a todas essas pessoas que fazem esse trabalho, pois passaram por um crivo e seleção aqui da CLDF para receber as moções de louvor. Para mim é uma honra falar ao lado de daqueles que defendem as nossas crianças e adolescentes e trabalham para a formação de um ser humano”.
A deputada observou que as crianças e adolescentes são o presente e futuro e o momento da 1ª infância é uma janela de oportunidade para tornar aquela pessoa um jovem mais equilibrado. Além disso, também foram apresentadas propostas que abordam melhorias orçamentárias para pais e mães que estão vivendo a 1ª infância.

“Juntos com a UnB, entregamos o complexo da primeira infância, com a inauguração do hospital da criança e do adolescente, a creche da UnB, que fará diferença para mulheres e meninas com um local para deixar seus filhos e estudar e trabalhar. E, o mais importante, é o sonho da inauguração de um prédio para centro de pesquisa da 1ª infância com várias áreas científicas”, concluiu.
Para a médica e pediatra, Fabiana Arantes de Araújo Mendes, não se pode discutir a 1ª infância citando somente o futuro, pois a criança é o presente.
“Um bom pediatra tem que saber sobre as janelas de oportunidades. O pediatra antigamente tinha foco muito na saúde e doença, porém atualmente temos muita preocupação com o desenvolvimento, como a brincadeira e educação. Tem uma frase que citava ‘adultos felizes apesar da infância’, porém temos que ter uma reflexão de ‘adultos felizes por causa da sua infância’, citou.

Como representante jurídica-administrativa, a vice-procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Selma Sauerbronn, disse que a solenidade foi repleta de emoções por se tratar de um momento de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano.
“É com muita honra e prazer que participo desse evento da 1ª infância. Sabemos que todo trabalho desenvolvido não é reconhecido, mas é um ‘trabalho de formiguinha’. E chega um momento de reconhecimento necessário para apontar que esse é um caminho. Os homenageados merecem honra sim por estarem lidando com uma clientela muito especial, nossas crianças”, finalizou.
“Parabéns a todos que receberão essa homenagem pois é muito justa, já que trabalhar com infância é trabalhar com dor e derrotas, e ficar sem horas pra voltar pra casa”, citou em seu discurso Evandro Neiva de Amorim, juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do DF e Territórios.
Evandro explicou também que a 1ª Vara da Infância e Juventude trabalha sempre com novas ideias e políticas públicas.
“Há muito otimismo por parte dos servidores da justiça do DF para trabalhar. Sem eles, não teríamos capacidade para executar as funções, pois uma primeira infância melhor é uma sociedade melhor.”

Paula Belmonte convidou também à mesa Iuri Fernandes, representante da polícia militar, pois cita que é importante falar também sobre segurança das crianças.
“Os senhores e senhoras com o cuidado que proporcionaram à 1ª infância, com certeza tem dignidade e inclusão social. Quem cuida do jovem cuida do do futuro, e quem cuida do do futuro, cuida do país”, disse Iuri.
Com informações da assessoria da deputada Paula Belmonte
Joás Benjamin (estagiário) - agência CLDF
Social CLDF debate demandas de participantes do projeto Grito das Periferias
Sergipe Hemose moderniza setor de Imuno-hematologia com sistema de automação
Social Erradicação do trabalho infantil é tema de encontro nesta sexta-feira
Social Aprovado projeto de lei que protege vendedores ambulantes em atos de fiscalização
Social Câmara Legislativa aprova criação da Rede Distrital de Atenção Domiciliar ao Idoso
Sergipe Escolas estaduais representam Sergipe na maior feira científica da América Latina Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro