Com a presença de estudantes universitários de Ciências Biológicas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou o Dia Nacional do Biólogo, na manhã desta quarta-feira (4), no plenário, em sessão solene transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem, deputado Jorge Vianna (PSD), citou Charles Darwin, considerado o pai da biologia, ciência cujo “maior atributo é o amor por todas as criaturas vivas”, a fim de expressar seu reconhecimento aos biólogos, profissionais que praticam “a ciência da vida”.
Entre as diversas contribuições dessa ciência para o progresso da vida humana, o parlamentar mencionou o desenvolvimento de antibióticos e vacinas, bem como o conhecimento avançado sobre genética e hereditariedade. “As descobertas científicas feitas por biólogos são essenciais para promover avanços na Medicina”, disse, ao expor as conexões entre as áreas da biologia e da saúde.
O parlamentar acrescentou que, devido à vastidão do universo científico, há uma fecunda pluralidade de atividades exercidas pelos biólogos no setor público e privado. “Vocês são fundamentais para fazer o planeta Terra um lugar melhor para a espécie humana”, afirmou.
Durante a sessão, foi apresentado um vídeo, elaborado pela TV Distrital em homenagem aos biólogos, enfatizando os 45 anos da Lei 6.684/1979 , que regulamentou a profissão.
Paixão e valorização
“Abraçamos a profissão por paixão à Biologia”, declarou a bastonária da Ordem de Biólogos de Portugal, Maria de Jesus Silva Fernandes, que saudou os biólogos e estudantes brasileiros. “Nosso trabalho é determinante para o futuro da humanidade, mas precisamos sair do nosso pequeno habitat e do nosso pequeno nicho para nos comunicarmos com os outros e divulgarmos o que fazemos”, avaliou.
Nesse sentido, a presidente do Conselho Federal de Biologia, Alcione Ribeiro de Azevedo, que é perita criminal, conclamou: “Saiamos da bolha e mostremos para a sociedade o nosso trabalho”. Ela argumentou com veemência pela valorização profissional.
“Nosso papel é defender a sociedade e valorizar a profissão”, reforçou o biólogo Carlos Frederico Loiola, presidente do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região. Além do conselho federal, há dez regionais, sendo que o DF pertence à 4ª região, juntamente com Goiás, Tocantis e Minas Gerais, de acordo com a vice-presidente da entidade, Juliana Ordones Rego.
Sustentabilidade
A importância de ações coletivas no enfrentamento às crises climáticas foi enfatizada pela professora da Universidade Católica de Brasília, Morgana Bruno. “Para um futuro verde, precisamos de um presente biológico”, pontuou o estudante de Ciências Biológicas do Centro Universitário UDF, Guilherme Franco, que defendeu a sustentabilidade e o conhecimento científico.
Ao término da sessão, foram entregues moções de louvor a personalidades da área em reconhecimento aos serviços prestados à população do DF.
Franci Moraes - Agência CLDF
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva