Pelo quinto ano seguido, a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) conseguiu elevar o número de reeducandos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade (Enem PPL).
Em 2024 são 3.184 inscritos de maneira voluntária, registrando crescimento de 27% em relação a 2023 (2.507). Quando comparado a 2019, o aumento foi de 577,4% na quantidade de inscritos – praticamente oito vezes.
As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, dentro das unidades prisionais geridas pela DGPP. No primeiro dia, serão feitas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
O Enem PPL avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao Ensino Superior por meio de programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Além disso, contribui para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.
A realização das provas do Enem, bem como de outras avaliações e políticas de ressocialização dos presos pelo estudo, são feitas por meio da Gerência de Educação, Módulo de Respeito e Patronato, que pertence à Superintendência de Reintegração Social e Cidadania (Supresc) da Polícia Penal.
Polícia Penal de Goiás – Governo de Goiás
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Chuva