O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 5, em Brasília, da primeira reunião de 2025 do Consórcio Nordeste, fórum que reúne os governadores dos nove estados da região, para debater pautas estratégicas e alinhar ações conjuntas para o ano. O encontro debateu temas estratégicos, como propostas executivas, legislativas e judiciais prioritárias, com foco no fomento ao desenvolvimento econômico e acesso a crédito, segurança pública, infraestrutura, segurança hídrica e energia renovável. Na ocasião, Sergipe passou a responder por duas das 18 câmaras temáticas da entidade, nas áreas de Juventude e Comunicação.
O governador Fábio Mitidieri declarou que os levantamentos oficiais recentes comprovam que a parceria entre os estados do Nordeste tem dado resultado. “Primeiro, quero parabenizar o governador Rafael Fonteles, que assume hoje a presidência do Consórcio. Tenho certeza de que ele conduzirá os trabalhos de forma brilhante, assim como foi com a governadora Fátima Bezerra, que liderou esse Consórcio de maneira exímia. Estamos aqui, hoje, reunidos para fortalecer nossos estados e essa união tem dado resultado. No ano passado, a região foi a que apresentou as maiores taxas de crescimento do PIB. Enquanto o país registrou alta de 3,5%, a economia no Nordeste cresceu 3,8% em 2024”, destaca Mitidieri.
O encontro foi conduzido pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, que assumiu a presidência do Consórcio em solenidade, sucedendo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. O novo presidente frisou a importância de alinhar as pautas prioritárias para atuação junto ao Congresso Nacional, aos ministérios do Governo Federal e ao Poder Judiciário. “O grande objetivo dessa reunião é definir as prioridades do Consórcio Nordeste frente aos três poderes e estabelecer uma atuação eficaz em 2025”, afirma Fonteles.
Pautas
Entre os principais encaminhamentos, ficou definido que o bloco trabalhará por uma maior participação do Nordeste em financiamentos públicos federais e investimentos públicos em infraestrutura e desenvolvimento econômico e social. Os governadores voltaram a destacar a necessidade de mudanças na distribuição de crédito para a região. Segundo dados apresentados pelo novo presidente do colegiado, governador Rafael Fonteles, o Nordeste representa 27% da população brasileira, mas recebe apenas 10,5% a 11,5% do crédito produtivo total. Essa discrepância limita investimentos em infraestrutura, saneamento e desenvolvimento industrial.
Uma das medidas defendidas pelos governadores é a definição de cotas regionais nos programas de financiamento federal, como os administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, foi sugerido que bancos públicos tenham metas específicas para aumentar a concessão de crédito no Nordeste, garantindo que os recursos cheguem a pequenas e médias empresas.
Para o governador Fábio Mitidieri, sem uma reformulação na política de crédito, o Nordeste continuará em desvantagem. “Os estados do Nordeste não estão pedindo privilégios, mas, sim, equidade. Precisamos de regras que estimulem investimentos na região, garantindo um crescimento sustentável e equilibrado”, afirma.
Investimentos
Os governadores alertaram para a redução de investimentos da União no Nordeste nos últimos anos e enfatizaram a necessidade de investimentos em infraestrutura e enfatizaram a importância de priorização para as obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) propostas pelos estados. O colegiado deve elaborar uma pauta para ser tratada em conjunto com o Governo Federal.
Outro tema levantado foi a crise no setor aéreo. O Consórcio Nordeste articulará uma reunião com companhias aéreas para discutir a redução de voos na região, que tem impactado o turismo e a economia local. “A aviação é um fator-chave para a integração do Nordeste e para o crescimento do turismo. Precisamos de um plano estratégico que envolva os estados, o Governo Federal e as empresas aéreas para garantir a oferta de voos compatível com a demanda da região”, ressalta Mitidieri.
Outro ponto debatido foi a necessidade de um diálogo direto com o Congresso Nacional e o Governo Federal para garantir a ampliação da infraestrutura de energia e a segurança jurídica dos projetos de gás natural e hidrogênio verde. “Temos, no Nordeste, um potencial gigantesco de geração de energia renovável e não podemos ser impedidos de aproveitar esses ativos, essas oportunidades”, frisa o governador de Sergipe.
O Consórcio Nordeste deverá apresentar um documento oficial com as propostas discutidas e buscar audiências com ministros e representantes do Governo Federal para viabilizar as demandas apresentadas. Os governadores decidiram articular com os três poderes a definição de cotas regionais para crédito produtivo e financiamento de projetos no Nordeste; pressionar pela regulamentação do hidrogênio verde, garantindo incentivos para investimentos na região e cobrar a ampliação da infraestrutura energética, com novos leilões de transmissão e medidas para evitar cortes na geração de energia renovável; além de criar uma estratégia conjunta para o turismo e a aviação regional, com a participação das empresas aéreas e do governo federal.
Os debates também abordaram temas como a reestruturação de subsecretarias e câmaras temáticas do Consórcio, a agenda internacional da entidade, assim como a definição de temas prioritários e a participação do Nordeste em financiamentos públicos federais.
Durante a discussão sobre a reorganização das 18 câmaras temáticas do Consórcio, ficou estabelecido que Sergipe coordenará as câmaras temáticas de Juventude e Comunicação. O governador Fábio Mitidieri destacou que Sergipe terá um papel ativo nos debates sobre desenvolvimento econômico e infraestrutura, reforçando a importância da colaboração entre os estados nordestinos. “Essa união fortalece nossa posição e nos dá mais força para cobrar soluções do governo federal. Precisamos garantir que o Nordeste tenha um crescimento sustentável e equilibrado”, conclui.
Foi assinado, junto ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, protocolo de intenções com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, para promover o PAS Nordeste (Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios do Nordeste). O PAS Nordeste objetiva ampliar a produção e o consumo de alimentos saudáveis e beneficiará, inicialmente, 1.096 cidades.
Posse
Após a reunião, foi realizada a posse do governador Rafael Fonteles como novo presidente do Consórcio Nordeste. Ele sucede a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.
Os dois eventos contaram com a participação de secretários estaduais e ministros de governo, como Márcio Macedo, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. O governador Fábio Mitidieri esteve acompanhado pela secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi, pelo secretário especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, e pelo secretário executivo da Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília, José Luciano Filho.
Sergipe Semac promove expedição de Tototó em celebração ao Dia dos Manguezais
Sergipe Moradores de General Maynard celebram via de acesso ao povoado Pinga Fogo
Sergipe Semac reforça apoio à realização da 28ª Missa do Cangaço na Grota do Angico
Sergipe Pais de alunos contemplados pelo Sergipe no Mundo compartilham seus sentimentos à véspera do embarque
Sergipe Governo do Estado divulga resultado das vagas do Curso de Francês
Sergipe I Prêmio Mulheres Negras que Inspiram reconhece trajetórias de resistência e transformação social Mín. 14° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 29°
Tempo limpo
Mundo - Imigrantes EUA Governo Milei negocia acordo para que argentinos entrem nos EUA sem visto
Mundo - Imobiliario Com Selic em alta, consórcios imobiliários ganham força como estratégia de investimento patrimonial
Mundo - Automotivo Os 8 carros mais seguros do Brasil em 2025
Mundo - Trabalho e Carreira Evento promove autocuidado para equipes de RH do Estado