Quarta, 26 de Março de 2025 00:50
(62) 9-9379-1543
Meio Ambiente Meio Ambiente

Coema aprova projeto de aterro sanitário em Iguatu que atenderá até 15 municípios da região

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, nesta quinta-feira (6), o projeto do aterro sanitário no Município Iguatu, durante a 322ª Reu...

07/02/2025 10h56
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, nesta quinta-feira (6), o projeto do aterro sanitário no Município Iguatu, durante a 322ª Reunião Ordinária do colegiado.

Continua após a publicidade
Anúncio

A sessão foi presidida pela secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire e contou com a presença da superintendente adjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Virgínia Carvalho e da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal.

Continua após a publicidade

Durante a reunião, foram apresentados os aspectos técnicos do empreendimento, bem como os Estudos de Impacto Ambiental.

Continua após a publicidade

Segundo o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), o projeto do aterro, proposto pela empresa Revita Engenharia S.A., utilizará tecnologias de manejo e valorização sustentável dos resíduos para minimizar os impactos e para que tudo aquilo que seria descartado passe a ser insumo, na forma de material reciclado, ou de biogás. Além de Iguatu, mais 15 municípios da região poderão ser atendidos pelo empreendimento, conforme dados levantados durante a fase de estudos de viabilidade, atendendo, aproximadamente, 436 mil habitantes.

A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, que preside o colegiado, destacou que a gestão de resíduos sólidos ainda é um desafio para o estado. “Quando eu assumi a secretaria do Meio Ambiente, existiam 300 lixões no Ceará, atualmente são 166”, disse.

Ela lembrou que hoje é celebrado o dia do agente de defesa ambiental e destacou o importante papel dos catadores e catadoras de resíduos. “O trabalho dos catadores é essencial para a transformação do sistema de gestão de resíduos e a construção de um Ceará mais sustentável”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 23h02
19°
Chuvas esparsas

Mín. 19° Máx. 26°

19° Sensação
1.03 km/h Vento
93% Umidade do ar
100% (8.82mm) Chance de chuva
Amanhã (27/03)

Mín. 18° Máx. 24°

Chuva
Amanhã (28/03)

Mín. 17° Máx. 25°

Chuvas esparsas