Os governadores e vice-governadores dos estados da Amazônia Legal reuniram-se em Brasília (DF), nesta quarta-feira (12), para o lançamento do Plano de Atuação do Consórcio da Amazônia Legal para a COP 30. A Conferência do Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA), representa uma oportunidade estratégica para os estados da região apresentarem suas iniciativas ambientais e atraírem investimentos para uma transição sustentável, fortalecendo o protagonismo do Brasil na agenda climática global.
Durante o encontro, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, colocou o estado à disposição do governador do Pará, Helder Barbalho, para contribuir com a COP 30, tanto com projetos ambientais de destaque quanto com suporte logístico. Além de apresentar iniciativas sustentáveis que serão levadas à conferência, Brandão destacou a proximidade geográfica entre os dois estados e a infraestrutura do Maranhão, que pode auxiliar no fluxo de visitantes e na mobilidade durante o evento.
“Somos estados vizinhos e queremos contribuir para o sucesso da COP 30. Podemos auxiliar na logística de transporte, hospedagem e infraestrutura aeroportuária, garantindo mais fluidez no deslocamento de delegações internacionais e nacionais,” afirmou Brandão.
O governador ressaltou que a COP 30 será um espaço essencial para demonstrar ao mundo as ações concretas que estão sendo desenvolvidas na Amazônia Legal. Entre os projetos que levará à conferência, Brandão destacou o Floresta Viva, um programa de recomposição florestal que já conta com o financiamento de 16 empresas internacionais e multinacionais e com a construção do maior viveiro público do Brasil. Com 600 mil mudas já cultivadas, a meta é alcançar 1 milhão de mudas, que serão disponibilizadas a pequenos agricultores a preços simbólicos, incentivando a recuperação de áreas degradadas e a geração de renda sustentável.
Além disso, apresentou o programa Maranhão Sem Queimadas, que tem como objetivo reduzir queimadas e incêndios florestais, combater o desmatamento e conscientizar a população sobre os impactos ambientais dessas práticas. O governo do estado busca apoio do BNDES para ampliar o programa e garantir sua eficácia na preservação da biodiversidade.
Brandão reforçou que os estados amazônicos precisam aproveitar a COP 30 não apenas como um espaço de cobrança, mas também de protagonismo e soluções concretas.
“Chegou a hora de virarmos o jogo. Durante anos, os estados amazônicos foram apenas cobrados, mas agora queremos mostrar que temos projetos viáveis, inovadores e que podem transformar a realidade da região. Precisamos de investimentos e parcerias que garantam a preservação da floresta ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento sustentável e social da nossa população,” enfatizou o governador.
O Consórcio da Amazônia Legal busca consolidar sua atuação na COP 30 com uma agenda estratégica voltada à transição energética e ao desenvolvimento sustentável. O plano elaborado pelos governadores segue as diretrizes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (da sigla em inglês UNFCCC) e da presidência da COP 30 no Brasil, reforçando o compromisso dos estados amazônicos com a pauta ambiental global e a busca por parcerias institucionais que fortaleçam o desenvolvimento da região.
Ao final do encontro, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou que, embora a COP aconteça em Belém, o evento pertence a todo o país. “Hoje damos a largada para essa nova agenda, que busca o protagonismo dos estados da Amazônia Legal. Esta será a COP da floresta, do Brasil, e não apenas de Belém,” ressaltou Barbalho.
A COP 30 será um momento-chave para que o Brasil exerça liderança global na agenda ambiental. Para Barbalho, o país deve demonstrar seu compromisso com a transição para uma economia de baixo carbono. “Temos a legitimidade de ser a locomotiva para o resto do planeta. O Brasil pode e deve dar o exemplo de como conduzir uma transição energética limpa e sustentável,” finalizou.
O Consórcio da Amazônia Legal é composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Acre Abertura da Comic Nerd reúne centenas de fãs de Dragon Ball e movimenta economia criativa
Sergipe Rede pública estadual de ensino de Sergipe acerta tema da redação do Enem
Geral Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro
Defesa Civil Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
Defesa Civil Estado e prefeituras vizinhas mobilizam mais de 30 de máquinas para ajudar Rio Bonito do Iguaçu Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro