Sábado, 15 de Março de 2025 05:32
(62) 9-9379-1543
Geral EXPOSIÇÃO

Galeria Fidanza celebra as mulheres com a mostra ‘De todas, uma: A Amazônia Presente’

Exposição apresentou diversos trabalhos de artistas plásticas paraenses

14/03/2025 11h00
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra de Belém, tornou-se o palco de celebração da arte feminina amazônica, na quinta-feira (13). A exposição “De todas, uma: A Amazônia Presente” reúne o trabalho de 16 artistas plásticas paraenses, e destaca a força criativa das mulheres na região. Entre elas, Ana Nunes, Berna Reale, Antonieta Santos Feio [in memorian], Chandra, Claudia Leão, Cristina Cappper Alves de Souza [in memorian], Danielle Fonseca, Dina Oliveira, Eliene Tenório, Lise Lobato, Luciana Magno, Marise Maués, Nina Abreu [in memorian], Rosângela Brito, Sanchris Santos, e Walda Marques.

Continua após a publicidade
Anúncio

A noite de abertura contou com a presença de entusiastas da arte, das próprias homenageadas e da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. O evento faz parte da programação “Março Delas”, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secult, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Além da exposição, a iniciativa incluiu mostras de documentários, concertos e outras atividades culturais.

Continua após a publicidade

Com obras que transitam entre a fotografia, desenho, pintura, escultura e outras linguagens, a mostra propõe um olhar sensível sobre a produção artística feminina na Amazônia. O diretor do Museu de Arte Sacra, Emanuel Franco, destacou a relevância da iniciativa:

Continua após a publicidade

“Observamos essa dualidade da mulher produtora e artista, e vemos o resultado disso em cada uma dessas obras. Temos aqui desde artistas contemporâneas até nomes que deixaram um legado inesquecível, como Antonieta Santos Feio, Cristina Capper Alves de Souza e Nina Abreu. Esta é uma celebração do talento e da valorização da mulher na arte.”

As obras expostas refletem diferentes momentos e perspectivas sobre o feminino. Entre elas, destaca-se a peça de Eliene Tenório, criada em 2003, que explora a essência da mulher em sua arte. “Meu foco é a forma feminina. Depois de experimentar o abstracionismo, me encontrei nessa linguagem artística. Estar aqui, ao lado de tantas mulheres talentosas, é uma grande realização”, contou a artista.

A mostra também atraiu visitantes como Graça Prado, que há seis anos se dedica às artes plásticas. Ela descobriu a exposição pelas redes sociais e fez questão de visitar o espaço com a amiga e também artista, Paula Guerra.

“Já conhecia alguns desses trabalhos e vê-los reunidos em uma exposição dedicada às mulheres é maravilhoso. Para quem ama e vive a arte, eventos como esse são essenciais”, afirmou.

Um compromisso com a arte feminina

Para a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, a exposição reafirma o compromisso do estado em dar visibilidade às artistas paraenses e suas múltiplas realidades.

“Essa curadoria sensível e diversa nos traz imagens marcantes do universo artístico, criativo e político das mulheres. A mostra reflete a diversidade de suportes e linguagens utilizadas por essas artistas, reafirmando o espaço da mulher na arte e na sociedade”, destacou.

A exposição “De todas, uma: A Amazônia Presente” segue aberta ao público até 4 de maio. As visitas podem ser feitas de terça a quinta, das 9h às 14h, e de sexta a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Texto de Painah Silva / Ascom Secult

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 04h02
20°
Tempestades isoladas

Mín. 18° Máx. 30°

20° Sensação
1.54 km/h Vento
88% Umidade do ar
94% (1.94mm) Chance de chuva
Amanhã (16/03)

Mín. 18° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/03)

Mín. 18° Máx. 31°

Tempo limpo