Sábado, 15 de Março de 2025 04:25
(62) 9-9379-1543
Justiça MPMA

SÃO LUÍS – MPMA participa de seminário para gestores municipais de saúde

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Maria da Glória Mafra, participou nesta quinta-feira, 13, no Hotel Rio Poty, ...

14/03/2025 12h03
Por: Redação Fonte: MPMA
Glória Mafra participou da abertura e proferiu palestra
Glória Mafra participou da abertura e proferiu palestra

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Maria da Glória Mafra, participou nesta quinta-feira, 13, no Hotel Rio Poty, do Seminário de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Maranhão. Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (Cosems), com diversas instituições parceiras, o encontro reuniu autoridades e gestores de saúde de quase todos os municípios maranhenses. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O objetivo do seminário foi proporcionar um espaço de diálogo, abordando temas de relevância para o fortalecimento das atuações das gestões municipais e melhoria do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

Glória Mafra compôs a mesa de abertura durante a manhã e, à tarde, proferiu a palestra “A Importância do Plano Municipal de Saúde na Gestão do SUS Palestrante”.

Continua após a publicidade
Diversos gestores e autoridades participaram do encontro
Diversos gestores e autoridades participaram do encontro

Durante a abertura, a representante do Ministério Público do Maranhão destacou a importância da valorização da saúde pública. “Queria contaminar a todos com o amor que sinto pelo SUS e pelas pessoas desse estado. Se a gente cuidar do nosso cidadão como se cuida de um filho, a eficiência do serviço vai aparecer. Assim, os cidadãos vão receber aquele exato cuidado que está previsto na Constituição e que todos nós ainda estamos devendo enquanto autoridades, enquanto gestores”.

PALESTRA

Sobre o tema abordado na palestra, a promotora de justiça Glória Mafra declarou: “O plano de saúde dos municípios é um dos mais importantes instrumentos de planejamento da área porque é nele que é feita a previsão de todas as ações e serviços de saúde, com indicadores e metas. O plano deve constar na Lei Orçamentária Anual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no plano de governo do prefeito”.

A promotora de justiça informou, ainda, que o plano tem prazo de quatro anos, sendo que o atual se encerra em 2025. “Neste ano, todos os gestores têm a tarefa de elaborar o plano com vigência de 2026 a 2029”, completou.

Também compuseram o dispositivo de honra Thaís Kellen Leite de Mesquita (presidente do Cosems), Raimunda Rudakoff (presidente do Conselho Estadual de Saúde), Tiago Fernandes (secretário de estado da Saúde), Glinoel Oliveira Garreto (superintendente estadual do Ministério da Saúde no Maranhão), Marcela Alvarenga (assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Ana Carolina Mitre (secretária municipal de Saúde de São Luís).

Redação: CCOM-MPMA    

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 03h02
20°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

20° Sensação
3.6 km/h Vento
88% Umidade do ar
94% (1.94mm) Chance de chuva
Amanhã (16/03)

Mín. 18° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (17/03)

Mín. 18° Máx. 31°

Tempo limpo