A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do programa Regulariza Pará, e, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), concluiu o ciclo de capacitações em Restauração Florestal, abrangendo as cinco regiões de integração do estado.
O curso intensivo, que teve como foco a restauração de áreas degradadas e a regularização ambiental de imóveis rurais, formou 225 técnicos, incluindo extensionistas da Emater, técnicos do órgão ambiental municipal de Altamira e de órgãos ambientais dos estados do Amazonas e Acre.
A iniciativa promoveu cursos em Belém, Bragança, Conceição do Araguaia, Altamira e Santarém, e encerrou a capacitação nesta semana, que se encerra neste sábado. O objetivo principal foi fortalecer as ações de restauração florestal, com ênfase na implementação de sistemas agroflorestais, além de gerar um intercâmbio de conhecimento sobre boas práticas a respeito do tema.
Durante os cursos, os participantes aprenderam técnicas modernas de restauração ecológica e metodologias de recomposição da vegetação nativa, com foco na realidade amazônica. O treinamento incluiu aulas teóricas e práticas, realizadas em áreas de agricultores familiares, onde foram analisadas diversas situações. Além disso, dinâmicas de simulação de recuperação de Áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APPs) foram realizadas, abordando aspectos técnicos, legais e de políticas públicas.
O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou a importância da formação para o avanço da política pública: “a formação dos extensionistas é um passo estratégico para garantir que os produtores rurais recebam orientação adequada e consigam avançar nos processos de regularização ambiental com eficiência e segurança técnica. Essa formação reforça o compromisso com a agenda de restauração e contribui para o cumprimento das metas do Regulariza Pará e do Plano Estadual de Restauração (PRVN), com foco prioritário nos agricultores familiares”.
O curso também apontou a importância do apoio técnico qualificado na elaboração e execução dos Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADAs), instrumentos essenciais para a regularização ambiental no âmbito do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Rosival Possidônio, diretor técnico da Emater Pará, ressaltou que o curso foi fundamental para atender demandas crescentes. "Os profissionais da Emater capacitados não só adquiriram mais conhecimento na restauração florestal, como também serão multiplicadores desse conhecimento para outros profissionais da instituição", afirmou.
O programa estadual “Regulariza Pará” visa a implementação de ações que fortaleçam a regularização ambiental e a restauração florestal, com o apoio da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e da Conservação Internacional (CI), que atuam no âmbito do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes - ASL Brasil), parcerias que têm sido fundamentais para a execução de planos e ações dos programas estaduais.
Acre Abertura da Comic Nerd reúne centenas de fãs de Dragon Ball e movimenta economia criativa
Sergipe Rede pública estadual de ensino de Sergipe acerta tema da redação do Enem
Geral Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro
Defesa Civil Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
Defesa Civil Estado e prefeituras vizinhas mobilizam mais de 30 de máquinas para ajudar Rio Bonito do Iguaçu Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro