A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (20), uma audiência pública para discutir o risco da chegada da monilíase nas principais regiões produtoras de cacau do Brasil. O debate, que atende a pedido do deputado Zé Neto (PT-BA), será realizado às 14 horas, plenário 6.
O parlamentar explica que a monilíase, causada pelo fungo Moniliophthora roreri , é uma doença devastadora que ataca frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro, podendo causar perdas de até 100% da produção. A praga já foi detectada em áreas do Acre e do Amazonas, gerando alerta entre produtores e autoridades.
A Associação Nacional de Produtores de Cacau (ANPC) tem alertado sobre os riscos da doença, que pode afetar diretamente mais de 100 mil famílias que dependem da cacauicultura. A dispersão do fungo ocorre por meio do vento, da chuva, de insetos e até mesmo pelo homem, exigindo medidas urgentes de contenção.
"Devem ser reforçadas as medidas para bloqueio da disseminação da monilíase no território brasileiro envolvendo todos os elos da cadeia produtiva do cacau, mediante o cumprimento de protocolos fitossanitários, de monitoramento da lavoura e das medidas de mitigação da praga", afirma o parlamentar.
Câmara Comissão debate atuação do crime organizado no sistema financeiro e no setor de combustíveis Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro