Domingo, 15 de Junho de 2025 05:26
(62) 9-9379-1543
Cidades Anápolis

Polícia Civil identifica que Márcio Corrêa comandava postagens do “Anápolis na Roda”

Prefeito de Anápolis e jornalistas presos tinham um grupo de Whatsapp em que combinavam alvos e ataques: inquérito foi remetido ao Tribunal de Justiça dado o foro privilegiado

23/05/2025 15h10 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Polícia Civil identifica que Márcio Corrêa comandava postagens do “Anápolis na Roda”

A conclusão da Polícia Civil aconteceu após a análise científica do aparelho celular do agora ex-secretário de Comunicação Luís Gustavo Rocha em que, segundo os investigadores, foram identificados “indícios de participação e envolvimento do investigado Márcio Aurélio Corrêa, atualmente exercendo o cargo de prefeito de Anápolis”. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Enviada à 5ª Vara Criminal de Anápolis, a investigação aponta que o prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL) não somente sabia da participação de seu secretário de Comunicação nas postagens do perfil, como participava de um grupo em que comandava a divulgação das ações difamatória.  Confira a íntegra do documento ao final desta reportagem exclusiva.

Continua após a publicidade

CAFÉ COM PIMENTA

Continua após a publicidade

Conforme foi extraído da perícia do celular de Luís Gustavo, Márcio Corrêa, o prefeito de Anápolis, integrava um grupo de WhatsApp denominado “Café com Pimenta”, no qual também participavam o próprio Luís Gustavo e o jornalista Denílson Boaventura, então diretor de Comunicação da Câmara Municipal e sócio do site Portal 6, também de Anápolis.

O nome do grupo é homônimo ao perfil de Instagram do ex-prefeito e atual cronista político Ernani de Paula. Apesar do nome, não há qualquer relação de ambas as atuações, sendo o nome possivelmente uma piada interna do trio formado por Márcio, Denílson e Luís.

“BORA SOLTAR ESSA”

Os delegados Luiz Carlos Cruz Filho, Marcos de Jesus Adorno Filho e Leonilson Pereira de Sousa, responsáveis pelas diligências investigativas, identificaram que no grupo há mensagens atribuídas a Márcio Corrêa em que o prefeito dá ordens de comando para postagens, direcionando os ataques.

“Bora soltar essa no Anápolis na roda 3”, diz uma delas, registrada no inquérito. “O que sugere possível instigação ou direcionamento de conteúdo publicado nos perfis investigados”, concluem os investigadores no documento que foi remetido ao Tribunal de Justiça.

A conclusão a qual chegam os delegados é que, “embora ainda em fase inicial de análise, indica possível envolvimento direto da mencionada autoridade com prerrogativa de foro por função”.

Por esta razão, os delegados indicam que, seguindo o que rege o rito constitucional, o processo deve ser remetido ao Tribunal de Justiça de Goiás a fim de obter a autorização para o prosseguimento das investigações.

Imagem do inquérito para mostrar atuação do software desenvolvido pelo Cyber Gaeco

CONFIANÇA CIBERNÉTICA

Os dados do grupo “Café com Pimenta” foram extraídos e analisados por um software denominado “Materializador de Evidências Digitais e Informáticas”. Desenvolvido pelo CyberGaeco, do Ministério Público do Estado de Goiás, a extração é considerada “extremamente segura”.

“Os dados são apresentados conjuntamente de seus valores de hash MD5, SHA-1 e SHA-256[7], sendo este último padrão o mais seguro existente, recomendado pelo NIST (Nacional Institute of Standards and Technology) do Governo dos Estados Unidos da América e utilizado para verificar transações de blockchain, além de assinaturas eletrônicas”, explicam os delegados no documento.

“Nunca houve nenhuma falha de segurança quanto a ele. A título de exemplificação, a possibilidade de colisão (de dois arquivos apresentarem o mesmo hash SHA-256) é de 1 em 2 elevado à 128 ou uma em 340 undecilhões (340 seguido de 36 zeros).”

 

Fonte: Portal Anápolis Diário

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anápolis - GO

Anápolis - Goiás

Sobre o município
Anápolis é um município brasileiro no interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Situada no Planalto Central Brasileiro, a 1.017 metros de altitude. A cidade está a 50 km da capital goiana e a 140 km da capital federal, fazendo parte de um eixo econômico e populacional que é a maior concentração urbana da região e seu principal polo industrial.
Brasília, DF
Atualizado às 04h02
11°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 24°

11° Sensação
0 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo nublado
Amanhã (17/06)

Mín. 11° Máx. 24°

Tempo limpo