Domingo, 15 de Junho de 2025 06:29
(62) 9-9379-1543
Geral Legislativo - MS

Ordem do Dia: Divulgação dos medicamentos do Farmácia Popular segue à sanção

Durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (11), foi aprovada a redação final do Projeto de Lei 35/2025, que dispõe sobre a divulgação de medicame...

11/06/2025 16h47
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS

Durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (11), foi aprovada a redação final do Projeto de Lei 35/2025, que dispõe sobre a divulgação de medicamentos e correlatos distribuídos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil à população em Mato Grosso do Sul. O elenco de medicamentos e insumos do Programa Farmácia Popular do Brasil, distribuídos e subsidiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deverão ser fixados em local de fácil acesso e visualização nas farmácias conveniadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). O projeto é de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB) e agora segue à sanção.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os deputados da ALEMS também aprovaram duas matérias em segunda discussão, ambas seguem à sanção. O Projeto de Lei 290/2024 , de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que reconhece o tuiuiú como ave símbolo oficial do Pantanal Sul-mato-grossense, devido à sua relevância ecológica, cultural e turística para a região, que também segue à sanção. E o Projeto de Lei 98/2025,  de autoria do Poder Judiciário, que altera o parágrafo único do artigo 40 da Lei 3.310, de 14 de dezembro de 2006, norma vigente que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade

Primeira discussão

Continua após a publicidade

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 206/2024 , de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que torna obrigatória a disponibilização do cancelamento de produtos ou serviços por meio virtual. O projeto determina que as empresas concessionárias de serviços públicos, telefonia, internet, planos de saúde, cartões de crédito e bancos, e ainda todas as que ofereçam a possiblidade de contratação de produtos ou serviços via internet, aplicativos ou telefone, que atuem no Estado de Mato Grosso do Sul e que se utilizam de sites ou aplicativos virtuais, disponibilizem ao consumidor a possibilidade de cancelamento unilateral e imediato dos produtos ou serviços contratados pelo mesmo meio virtual. Isso não exclui a possibilidade de cancelamento no próprio estabelecimento, mediante ligação telefônica ou outros meios já utilizados pelas empresas.

“Destaco que representa um avanço real para aumentar e garantir os direitos do consumidor sul-mato-grossense, uma oportunidade, já que quem tem o direito de contratar, tem direito de cancelar sem ter que responder tantas perguntas ou receber tantas ofertas das operadoras”, avaliou o autor da matéria, deputado Roberto Hashioka.

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis:  TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link  TV ALEMS ; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link  Rádio ALEMS Facebook  e  Youtube .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 05h01
13°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 24°

12° Sensação
3.09 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo nublado
Amanhã (17/06)

Mín. 11° Máx. 24°

Tempo limpo