Com o intuito de dar celeridade à detecção de câncer de pele, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, neste sábado (14), o quarto mutirão de biópsias de pele no Hospital Dr. Genésio Rêgo (HGR), no bairro da Vila Palmeira, em São Luís. A estratégia foi destinada a 60 pacientes encaminhados dos municípios maranhenses que precisam fechar diagnóstico para câncer de pele ou outra condição dermatológica.
"O mutirão de biópsias é uma ação essencial para o diagnóstico precoce de câncer de pele e outras doenças dermatológicas. Sabemos que a detecção antecipada é fundamental para o sucesso no tratamento, por isso essa iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população aos exames especializados e fortalecer a rede de atenção à saúde", afirmou a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque.
A ação de saúde pública aconteceu durante todo o dia, atendendo 30 pacientes no turno da manhã e outros 30 no turno da tarde. Os atendimentos e coletas foram feitos no ambulatório de dermatologia e hanseníase do hospital. Antes de considerar um paciente suspeito para câncer de pele, o médico dermatologista responsável pelo primeiro atendimento faz uso do dermatoscópico, aparelho que auxilia na delimitação da lesão e que ajuda na confirmação se é ou não lesão maligna.
De acordo com a coordenadora administrativa dos ambulatórios do HGR, Maria Luíza Lima Silva, os pacientes atendidos são de todo o Maranhão. "O hospital entra em contato com aqueles que estão na lista de espera e faz o agendamento para a biópsia. Tendo a disponibilidade, é feito o agendamento da pessoa para que seja realizado o procedimento".
"Uma vez confirmada a suspeita, o paciente é encaminhado para o mutirão para que seja feita a biópsia, a qual pode ser incisional, em que é retirado um pequeno pedaço de pele e manda para análise para saber o tipo de tumor, ou uma biópsia excisional, quando é retirada toda a lesão", pontuou a cirurgiã dermatológica, Maria da Graça Serra.
Até o terceiro mutirão de biópsia de pele no HGR, realizado no dia 5 de maio, já haviam sido atendidos 122 pacientes e realizadas 111 biópsias no total. Com o mutirão deste sábado, esse quantitativo deverá aumentar para quase 190 pessoas beneficiadas.
A aposentada Maria Jesus Silva, de 80 anos, é natural de São Luís e disse ser a terceira vez que ela faz a consulta para suspeita de câncer de pele no Genésio Rêgo. "Aqui está sendo rápido. Já fiz outras duas consultas, todas deram negativo. Tudo deu muito bem, graças a Deus", compartilhou.
Todas as amostras coletadas no mutirão serão encaminhadas para análise no Centro de Patologia do Maranhão. Os exames coletados deverão ter os resultados entregues em até 20 dias úteis.
Acre Abertura da Comic Nerd reúne centenas de fãs de Dragon Ball e movimenta economia criativa
Sergipe Rede pública estadual de ensino de Sergipe acerta tema da redação do Enem
Geral Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro
Defesa Civil Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
Defesa Civil Estado e prefeituras vizinhas mobilizam mais de 30 de máquinas para ajudar Rio Bonito do Iguaçu Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsas
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro