Internacional Internacional
Organizações de direitos humanos denunciam condições degradantes em prisões para imigrantes ilegais nos EUA
Detentos formaram a sigla “SOS” em uma prisão no estado da Flórida. O Jornal Nacional conversou com uma das organizações que assinam o documento com as denúncias.
23/07/2025 14h50 Atualizada há 11 meses atrás
Por: Redação

Organizações de direitos humanos denunciaram condições degradantes em prisões para imigrantes ilegais nos Estados Unidos. "SOS" - foi a sigla que detentos formaram na Flórida. Um pedido de socorro, como tantos que o relatório traz à tona. O Jornal Nacional conversou com Vicki Gaubeca, diretora associada da Human Rights Watch – uma das organizações que assinam o documento. Ela diz que as condições em três centros de detenção para imigrantes ilegais são cruéis.

"O mais alarmante foi a falta de atendimento médico adequado. Pelo menos duas pessoas morreram." 
As organizações conversaram com detentos e ex-detentos, parentes e advogados. E reconstituíram a experiência de 17 estrangeiros presos no estado da Flórida. Entre eles, um brasileiro que machucou o joelho na detenção e, de acordo com Human Rights Watch, teve uma infecção grave por causa de negligência das autoridades.

O levantamento aponta que imigrantes com doenças crônicas como diabetes, asma e HIV estão sem receber medicamento. Quando reclamaram, foram colocados em celas solitárias.

"Em alguns casos, os imigrantes ficaram algemados, sem água, comida e acesso a banheiro 24 horas, enquanto eram transportados de um centro para outro", diz Vicki Gaubeca.

Um deles é uma antiga base de mísseis, onde a população carcerária triplicou nos primeiros três meses de 2025. Segundo Human Rights Watch, a detenção em massa do governo federal provocaram superlotação e condições insalumbres.

Outra prisão mantém até 600 pessoas. Entre elas, imigrantes em pleno processo de pedido de asilo. Eles se viram obrigados a fugir de seus países por causa da violência ou perseguição. Vicki explica que imigrantes nesta categoria não são considerados em situação ilegal.

Nesta terça-feira (22), outro centro de detenção, em Nova York, virou foco de críticas. A imprensa americana divulgou imagens que mostram as condições lá dentro. O vídeo mostra uma cela com homens e mulheres, sem camas. Os imigrantes ficam deitados no chão, em mantas térmicas. Há dois vasos sanitários para o grupo todo, sem nenhuma privacidade. O local deveria ser um centro de triagem, os imigrantes detidos ficariam lá apenas algumas horas, mas segundo o "The New York Times", muitos estão passando dias nessas condições.

Fonte: G1