O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, ganha iluminação especial nesta sexta-feira (26) para a campanha do Setembro Verde, voltada ao ato solidário da doação de órgãos.
O próximo sábado (27) é o Dia Nacional de Doação de Órgãos, e a data visa alertar a população sobre a seriedade e relevância deste ato, em que uma única pessoa pode salvar até 8 vidas. Certos órgãos, como parte do fígado, podem ser doados ainda em vida. Aqueles que sofrem morte cerebral estão aptos para doação pós-vida. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, a cada 14 pessoas aptas a doar, apenas 4 acabam realizando a doação.
Além do doador ter a opção de informar em vida o seu desejo, a família também precisa comunicar à equipe médica. Não é necessário registrar a intenção de se tornar doador em cartórios nem em documentos, mas a família tem de saber da intenção em se tornar um doador após a morte, para que possa autorizar a doação. Muitas vezes, os familiares atendem a esse desejo, por isso a informação e o diálogo são de extrema necessidade e fundamentais.
O coração, o intestino, o fígado, os rins, os pulmões e o pâncreas são os órgãos que podem ser doados, além da medula óssea e tecidos da córnea ocular, da pele, ossos e valvas cardíacas. Após o transplante, o receptor poderá ser capaz de recuperar as funções perdidas do órgão devido às doenças crônicas, metabólicas e autoimunes, câncer ou falência de órgãos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 26.819 pacientes aguardam por um transplante em São Paulo atualmente e, por meio do programa Saúde Digital, através do aplicativo Poupatempo, facilitou o acesso à informação com uma ferramenta que permite aos pacientes acompanharem o andamento do cadastro e sua posição na fila de transplantes.
Em São Paulo, de 2022 até agora, cerca de 2 mil doadores ajudaram a salvar a vida de milhares de pessoas no território paulista, sendo o Estado que mais realiza transplantes no país. Dados da Central de Transplantes, da SES, apontam que foram realizados 4.229 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim e córneas, no primeiro semestre deste ano, 9% a mais que em 2022, quando foram registrados 3.863 procedimentos.
Para rapidez nos transplantes, o Governo de São Paulo desenvolve ações como o programa TransplantAR – Aviação Solidária, que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos, dando agilidade na logística de captação de órgãos e aumentando a chance de sucesso nos procedimentos.
Sergipe Governo do Estado avança com obras de infraestrutura no Guajará, em Nossa Senhora do Socorro
Dourados - MS Com frio intenso, Prefeitura amplia cuidados com pessoas em situação de rua
Rondônia Policiais penais participam de cursos de combate veicular e tecnologias não letais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim
Acre Educação inicia segunda Formação do Curso Magistério Intercultural para professores indígenas
Rondônia Governo de RO entrega condicionadores de solo para mais de 2 mil produtores e impulsiona produção agrícola no estado
Sergipe Convite à imprensa: Governo de Sergipe entrega obras de infraestrutura urbana e investimentos em saúde na grande Aracaju e no agreste central Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 27°
Tempo limpo
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!