Foto: Roberto Zacarias / SECOM
O governador Jorginho Mello participou, neste sábado, 4, da cerimônia de inauguração do busto em homenagem ao ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, realizada no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. A obra, assinada pelo renomado artista catarinense Plínio Verani, foi oferecida pela família Gomes como um gesto de gratidão pelo legado deixado por uma das figuras mais marcantes da história política, cultural e social do estado.
Durante o evento, Jorginho Mello destacou a importância de Konder Reis para o desenvolvimento de Santa Catarina. “Hoje prestamos uma justa homenagem a um homem que dedicou toda a sua vida ao bem comum e ao progresso do nosso estado. Antônio Carlos Konder Reis deixou um legado de obras, ideias e valores que continuam inspirando as novas gerações”, afirmou o governador.
Nascido em Itajaí, em 16 de dezembro de 1924, Konder Reis iniciou sua trajetória pública ainda jovem, após se formar em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ao longo de sua vida, ocupou cargos de destaque como governador, senador, deputado federal e estadual. Também foi advogado, escritor e bacharel em Museologia pelo Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

No cenário nacional, teve papel de grande relevância como relator adjunto da Constituição de 1988, contribuindo diretamente para a consolidação da democracia brasileira. Herdeiro de uma tradicional família de políticos catarinenses — entre eles Adolfo Konder, Vítor Konder, Irineu Bornhausen e Marcos Konder —, manteve o compromisso familiar com o serviço público.
Entre suas principais realizações como governador, destacam-se a criação do Badesc, da Erusc e da Fatma, além da construção de cerca de dois mil quilômetros de rodovias e de hospitais em Itajaí, Florianópolis, Araranguá e Curitibanos. Konder Reis também foi responsável por importantes avanços na área da educação, como a criação da Univali, do campus da Udesc em Florianópolis, da Fundação Educacional Regional Jaraguaense e da Escola de Engenharia de Joinville.
“Konder Reis foi um exemplo de compromisso, ética e amor por Santa Catarina. Sua história segue viva e inspirando todos nós”, concluiu o governador Jorginho Mello.
Na cultura, deixou sua marca com a fundação do Museu Histórico de Santa Catarina e da Casa dos Açores, em Biguaçu — instituições que preservam e valorizam a identidade catarinense.
“Esse estadista que foi governador do Estado de Santa Catarina e que tantas realizações trouxe na sua gestão. Esse busto foi um presente da família Gomes, Valério Gomes e família, a quem a gente agradece grandemente. Essa parceria público-privada é muito importante. E eu tenho a honra de como presidente da Fundação Catarinense de Cultura estar vivendo esse momento ao lado do nosso governador Jorginho Mello, que em seu pronunciamento tão bem falou do então governador Konder Reis”, disse a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, , Maria Teresinha Debatin.

Mato Grosso do Sul Festival de Inverno de Bonito 2026 anuncia grandes shows nacionais e reforça valorização da cultura sul-mato-grossense
Piauí Festival de Danças e Folguedos do Piauí valoriza diferentes manifestações e artistas
Cultura Podcast especial revela como Santa Catarina descobre novos talentos da música em todo o estado
Cultura Estado inaugura Museu Satélite do MIS-PR em Tunas do Paraná na quinta-feira
Tocantins Governo do Tocantins publica quatro novos editais da Pnab e amplia investimento na cultura
Marabá - PA Secult: Fan Fest da Copa leva shows e telão com jogo do Brasil para diferentes núcleos da cidade Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 26°
Tempo limpo
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!