A ação envolveu a Secretaria de Turismo (Semtur), a Secretaria Municipal de Mineração, energia, ciência e tecnologia (Semmect), o Sebrae e o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Na tarde desta segunda-feira, 5, a Prefeitura de Parauapebas realizou uma visita técnica às áreas conhecidas como Garimpo das Pedradas, com o objetivo de avaliar o potencial turístico da região e planejar ações voltadas à estruturação do turismo sustentável.
A comitiva foi composta por representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Secretaria Municipal de Mineração, energia, ciência e tecnologia (Semmect), Gabinete do Prefeito, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com a presença de representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia.




Durante a visita, foram discutidas propostas para estruturar a área do garimpo de forma segura, organizada e acessível à visitação, respeitando as normas ambientais e de segurança. Também foram avaliadas alternativas para implantação de fontes de energia limpa no local, reforçando o compromisso da gestão municipal com práticas sustentáveis e com a valorização do patrimônio natural e histórico da região.
De acordo com os representantes das secretarias envolvidas, a ação integra um projeto estratégico de desenvolvimento do turismo, voltado à diversificação econômica e à consolidação do município como referência em turismo de base comunitária e turismo de natureza. “Estamos dialogando com os líderes locais para criar um projeto de desenvolvimento do turismo voltado especificamente para esta região, buscando estruturar a mina para visitação de forma segura e sustentável. A parceria com o Serviço Geológico do Brasil e com o Sebrae é fundamental para viabilizar estudos técnicos e captar recursos junto ao Ministério de Minas e Energia. Sabemos que o Garimpo das Pedras está localizado na região de Marabá e já estamos em diálogo com o município para formalizar uma cooperação institucional”, destacou a secretária municipal de Turismo, Francisângela Resende.




A diretora de Infraestrutura Geocientífica do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Sabrina Gois, ressaltou a importância de Parauapebas no cenário mineral brasileiro e destacou o interesse do órgão em fortalecer parcerias com o município. “Parauapebas está no centro da mineração do Brasil e em constante desenvolvimento. O Serviço Geológico do Brasil tem projetos importantes voltados à pesquisa mineral, educação geocientífica, gestão de recursos hídricos e mapeamento de riscos geológicos. Estamos trazendo novas propostas em parceria com o prefeito Aurélio Goiano, como a implantação de uma casa de lapidação para capacitar a população local, além do programa SGB Educa, que ensina às crianças sobre a geologia e os minérios da região. Também estamos estudando a criação de um geoparque, um sonho que compartilhamos com o município e que pode colocar Parauapebas em destaque no turismo científico e educativo”, afirmou Sabrina Gois.



O engenheiro eletricista da Semmect, Breno Barbosa Guedes Nunes, explicou que a visita teve como foco avaliar a infraestrutura local e identificar oportunidades para implantação de sistemas de energia renovável, visando garantir eficiência e sustentabilidade à região. “A Semmect participou da visita com equipes dos departamentos de Energia, Mineração e Tecnologia, realizando um levantamento técnico no Garimpo das Pedras, abrangendo a vila, a piscina e a área da cava, para avaliar as condições de atendimento com energias renováveis e propor um projeto de segurança para acesso à mina”, destacou o engenheiro.
Iniciativas como essa reafirmam o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com o desenvolvimento econômico sustentável, a valorização das comunidades locais e a preservação do patrimônio natural, histórico e cultural do município.
Texto e fotos: Luciana Queiroz
Assessoria de Comunicação/PMP 2025
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Turismo Viaje Paraná seleciona coexpositores para o estande na Expocatólica 2026
Turismo Estado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
Turismo FITCataratas reforça potencial do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas
Turismo 21º FITCataratas reforça crescimento do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!