Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Nesta quarta-feira, 15, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, esteve na Secretaria da Fazenda do Estado, onde participou de uma audiência com o secretário Jairo Mariano para tratar sobre a redução no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao município.
De acordo com a prefeita, Gurupi registrou uma queda de 10% a 11% no repasse do ICMS, o que representa cerca de R$ 15 milhões a menos na receita municipal em 2025. “Isso traz um impacto muito sério no nosso trabalho e no dia a dia da administração. Viemos aqui levar esse pleito para que a Secretaria da Fazenda possa rever a modalidade de repasse do ICMS aos municípios, especialmente no caso de Gurupi, que teve essa redução expressiva de um ano para o outro”, destacou Josi Nunes.
A gestora também chamou atenção para a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que tem agravado ainda mais a situação financeira das prefeituras. “Essas reduções têm nos obrigado a adotar medidas de austeridade e contenção para manter o equilíbrio fiscal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, tivemos que realizar exonerações e rever uma série de projetos e eventos já previstos para 2025”, explicou a prefeita.
Josi Nunes reforçou que o objetivo do encontro foi buscar soluções conjuntas e diálogo institucional para minimizar os impactos da queda de arrecadação e garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais em Gurupi.
Gestão Estado retoma leilões de sucatas e reforça compromisso com sustentabilidade ambiental em Minas
Gestão Governo de Minas inicia realização de exames médicos para CNH de pessoas com deficiência em Uberlândia
Polícia Civil - MS Delegado-Geral Adjunto participa do I Simpósio de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realizado pelo MPMS
Câmara de Dourados Liandra destaca avanço de obras de pavimentação no Residencial Pelicano
Rondônia Governo de RO lança Plano Futura durante COP30 e consolida protagonismo na agenda ambiental da Amazônia
Legislativo - MT Lei vai certificar empresas que adotam práticas sustentáveis no combate à fome em MT Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 30°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro