Iniciativa reúne educadores e apresenta estratégias para melhorar desempenho dos alunos
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), lançou oficialmente, no dia 31/3, o programa ‘Matemática em Ação: dividindo práticas, multiplicando o conhecimento’, iniciativa voltada à melhoria do desempenho acadêmico em matemática em toda a rede municipal, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O evento reuniu educadores, diretores e especialistas para apresentar as estratégias e ações que compõem a nova política pública de ensino.
O programa tem como eixo central a formação continuada de professores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Entre as ações previstas estão desafios, gincanas, circuitos de aprendizagem e acompanhamento pedagógico constante nas unidades escolares, com o objetivo de assegurar o direito à aprendizagem de qualidade e a recomposição do conhecimento na rede.
Um dos destaques do lançamento foi o incentivo à participação dos alunos em competições científicas. A Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (Omasp), destinada a estudantes do 2º ao 5º ano, tem provas agendadas para o final de maio. Já a 3ª edição da Olimpíada Sebastianense de Matemática terá suas fases realizadas no segundo semestre. Para a Seduc, as olimpíadas são instrumentos para estimular o pensamento crítico, a curiosidade e a identificação de talentos locais.
O evento também abriu espaço para o compartilhamento de experiências em sala de aula, com destaque para práticas que tornam a aprendizagem mais significativa e envolvente. No eixo de jogos matemáticos, a coordenadora Edvanea Katia apresentou reflexões sobre o uso de jogos no ensino da matemática nos anos iniciais; o professor Maeli Cruz compartilhou a experiência do Dia da Matemática na Escola; e a professora Yara Lopes apresentou a proposta do jogo Mancala como estratégia pedagógica. Na formação de professores, o diretor David Gelatti abordou a alfabetização matemática e sua importância para o desenvolvimento dos estudantes. Também contribuíram com discussões sobre treinamento olímpico, boas práticas pedagógicas e o projeto ‘Matemática nas Marés’ os professores Francisco Leitão, Carol Pamplona e Christiano Monteiro, reforçando a conexão entre aprendizagem, corpo e território caiçara.
A dimensão emocional do aprendizado também foi tema do encontro. A psicóloga Andressa Martins, da equipe multidisciplinar da Seduc, conduziu uma palestra sobre a ansiedade em relação à matemática, abordando como fatores emocionais podem interferir no desempenho dos estudantes e de que forma os educadores podem atuar para reverter esse quadro.
O programa reforça ainda a integração interdisciplinar por meio do projeto ‘RegenerAção’, idealizado e coordenado pela professora Paula Mazzola. A iniciativa une o ensino de matemática à conservação ambiental e à literatura, promovendo uma educação conectada ao território e à natureza de São Sebastião.
Com o lançamento do programa, a Seduc reafirma o compromisso com o protagonismo estudantil e a modernização do ensino, buscando qualificar a relação dos alunos com a matemática e contribuir para a formação de cidadãos preparados para os desafios contemporâneos.
A secretária de Educação, Marta Braz, destacou os avanços da rede e celebrou os resultados alcançados. “Os resultados do Saresp mostram o quanto nossa rede tem avançado, especialmente em matemática, com índices consistentes. Isso é resultado do trabalho comprometido e qualificado dos professores, que diariamente contribuem para o desenvolvimento dos estudantes”, afirmou.
#PraTodosVerem:As imagens mostram um evento educacional em um teatro com palco de madeira e telão com o título ‘Matemática em Ação’. Em uma cena, uma palestrante fala ao microfone enquanto o público acompanha da plateia. Em outra, participantes posam para foto no palco. Fim da descrição.
Educação Lesão por pressão exige atenção em pacientes acamados
Ceará Rede estadual do Ceará lidera participação no Enem 2025 e alcança melhor índice do país
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás
Educação MEC concede Nota 5 ao curso de Ciências Biológicas
Educação Histórias de quem foi, expectativa de quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario O novo luxo imobiliário não é altura: é bem-estar
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!