O governador Rafael Fonteles reforçou, nesta terça-feira (14), as ações do Governo do Estado voltadas à ampliação do acesso e da qualidade da educação no Piauí. O chefe do Executivo Estadual destacou a oferta de 500 vagas de intercâmbios internacionais para estudantes do ensino médio e superior da rede pública, além da expansão do ensino superior para 28 microrregiões do Piauí.
Ao detalhar o programa de intercâmbio, Do Piauí Para o Mundo, o governador explicou a abrangência da iniciativa. “Serão 500 intercambistas entre alunos do ensino médio e alunos do ensino superior público, para países como Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Singapura, Coreia do Sul e China. Uma grande oportunidade para os alunos que agora estão sonhando ainda mais”, explicou Rafael Fonteles.

O gestor reforçou ainda que o programa passou a incluir estudantes do ensino superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), com foco em imersão na área de tecnologia. Segundo ele, a procura elevada demonstra o interesse dos alunos, com mais de 45 mil inscritos da rede estadual de ensino médio no processo seletivo.

Expansão do ensino superior presencial
Além dos intercâmbios, o governador destacou a expansão do ensino superior presencial no interior, com a implantação de 20 novas unidades. A iniciativa envolve instituições como a Uespi, o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a PIT e o Impa Tech, alcançando municípios como Piracuruca, Amarante, Elesbão Veloso e Canto do Buriti, com cursos voltados às áreas de agroindústria e economia digital.
“Microrregiões que não tinham nenhum curso superior presencial passarão a ter, e outras que já possuem uma unidade vão receber novas ofertas. Cito o exemplo de municípios como Paulistana, que já tem o IFPI e agora vai ter também a Uespi; e Barras, que vai contar com a Uespi e um novo IFPI. No primeiro momento, vamos aproveitar estruturas já existentes, até a construção de espaços próprios”, completou o governador.
Infraestrutura da rede estadual
Sobre a estrutura da rede estadual de ensino médio, o gestor apresentou dados sobre os avanços. “Já temos 93% das escolas com laboratório de Informática com internet de alta velocidade e 80% com climatização. Nem todas ainda estão no padrão que queremos, mas estamos acelerando as obras para chegar a todas”, afirmou o governador.

Atualmente, a rede estadual conta com 496 escolas de ensino médio em 224 municípios, além de unidades voltadas à educação de jovens e adultos.
Segundo Rafael Fonteles, o governo segue com as obras para reforma e ampliação, com meta de ampliar a cobertura de climatização, laboratórios e melhorias estruturais nas unidades até o fim do ano.

Educação Lesão por pressão exige atenção em pacientes acamados
Ceará Rede estadual do Ceará lidera participação no Enem 2025 e alcança melhor índice do país
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás
Educação MEC concede Nota 5 ao curso de Ciências Biológicas
Educação Histórias de quem foi, expectativa de quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario O novo luxo imobiliário não é altura: é bem-estar
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!