A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), participa do Encontro Nacional dos Municípios de Médio e Grande Porte, em Brasília (DF). O evento, que teve início no dia 13 de abril e segue até o dia 15/4, reúne gestores públicos de todo o país e representantes do Ministério da Educação (MEC) para debater estratégias voltadas à garantia da alfabetização na idade certa.
O objetivo do encontro é discutir como municípios de médio e grande porte podem estruturar ações estratégicas para assegurar o direito à alfabetização de todas as crianças brasileiras. A programação está dividida em três dias e inclui painéis, mesas de debate e momentos de aprofundamento técnico, com foco em temas como gestão educacional, avaliação e equidade.
Ao todo, mais de 20 especialistas participam das discussões, que também abordam o uso de indicadores como o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), ferramenta importante para o monitoramento dos sistemas de ensino. De acordo com a secretária de Educação, Tamires Andrade, que participa do evento com a pedagoga Antônia Alves, o encontro fortalece uma das agendas prioritárias do município, que é garantir a alfabetização na idade certa.
“Em Lauro de Freitas, já estamos avançando com práticas pedagógicas estruturadas, acompanhamento contínuo dos indicadores e formação dos nossos professores, sempre com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. Participar deste espaço nos permite conhecer experiências exitosas de outros municípios e alinhar nossas ações às diretrizes nacionais, reforçando o compromisso com a equidade e com o direito de cada criança de aprender. Mais do que assegurar o acesso à escola, estamos falando de garantir uma aprendizagem com qualidade, sentido e transformação social”, destacou a gestora Tamires.
A participação de Lauro de Freitas no encontro reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas educacionais e o alinhamento às iniciativas nacionais que visam avançar na qualidade da educação básica.


Educação Prefeitura de Piraí do Sul entrega 425 óculos para estudantes da rede pública por meio do Programa Bons Olhos Paraná
Ensino Superior Governo do Paraná amplia avaliação internacional para toda rede estadual de ensino superior
Educação Lesão por pressão exige atenção em pacientes acamados
Ceará Rede estadual do Ceará lidera participação no Enem 2025 e alcança melhor índice do país
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario O novo luxo imobiliário não é altura: é bem-estar
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!