Cultura presente é a que se mantém viva na memória, e melhor ainda se for na infância. Pensando nisso, Cuiabá celebra mais uma edição do projeto Quintal Cuiabano, desta vez na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ministro Marcos Freire, localizada no bairro Jardim dos Ipês. O evento será no próximo dia 15, a partir das 8h30, envolvendo cerca de 280 alunos. A previsão é de que o projeto atenda aproximadamente 40 unidades educativas, contemplando todas as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da Capital.
A iniciativa proporciona uma experiência prática e cultural por meio da oficina do tradicional biscoito cuiabano francisquito, uma iguaria típica que carrega história e identidade regional e, por onde passa, tem conquistado espaço.
O projeto tem como objetivo principal resgatar e valorizar as tradições locais, promovendo o contato das novas gerações com elementos da cultura cuiabana. Durante a oficina, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o preparo do biscoito, seus ingredientes e a importância dessa receita na culinária regional.
Além de estimular o aprendizado de forma lúdica, o “Quintal Cuiabano” fortalece o sentimento de pertencimento cultural entre os estudantes, aproximando-os de suas raízes.
Com o sucesso das edições anteriores, a expectativa é de que o evento na Emeb Ministro Marcos Freire repita a boa receptividade e continue contribuindo para a preservação das tradições de Cuiabá dentro do ambiente escolar.
O projeto consiste no desenvolvimento de atividades de dança, música, pintura e culinária durante o período letivo, em todas as unidades participantes. Estima-se uma apresentação final dos trabalhos com todas as escolas participantes ao final do ano.
Segundo a idealizadora do projeto, secretária adjunta de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Vilmara Vidica, as crianças participam de oficinas, recebem instruções sobre os instrumentos que são a base do Siriri e do Cururu, como a viola de cocho, o ganzá e o mocho, e são convidadas a dançar. “E ainda vão aprender sobre o francisquito, onde eles mesmos vão moldar o biscoito para assar e, depois, vão degustar a iguaria que ajudaram a fazer”.
Lançado no dia 10 de março, na Emeb Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica, o projeto já aconteceu no Ceic Mariuza, no bairro Tijucal, no dia 1º de abril, e agora segue para a Emeb Ministro Marcos Freire, no Jardim dos Ipês.
Educação Lesão por pressão exige atenção em pacientes acamados
Ceará Rede estadual do Ceará lidera participação no Enem 2025 e alcança melhor índice do país
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás
Educação MEC concede Nota 5 ao curso de Ciências Biológicas
Educação Histórias de quem foi, expectativa de quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario O novo luxo imobiliário não é altura: é bem-estar
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!