Seu site
Quinta, 25 de Junho de 2026 18:36
(62) 9-9379-1543
Educação Educação

Abril Azul: ação na Rodoviária de Florianópolis orienta sobre Passe Livre Intermunicipal

Abril Azul: Dia de Inclusão e Cidadania é uma ação especial promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Agên...

27/04/2026 16h42
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Abril Azul: Dia de Inclusão e Cidadania é uma ação especial promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), que será realizada na quarta-feira, 29, em Florianópolis. A medida faz parte da programação do Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorre das 08h às 18h no Posto de Atendimento da Aresc, no Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis, um dos principais pontos de circulação de passageiros do estado.

Continua após a publicidade

A iniciativa tem como objetivo orientar a população e realizar o cadastramento para o Passe Livre Intermunicipal, benefício que garante gratuidade no transporte entre municípios para pessoas com deficiência e doenças crônicas, conforme legislação estadual.

Durante o evento, equipes técnicas estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, prestar orientações e efetuar o cadastro de novos beneficiários. Também haverá atendimento por meio da ouvidoria da Aresc e distribuição de materiais informativos.

Continua após a publicidade

Segundo o presidente da Aresc, João Carlos Grando, a ação reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A conscientização sobre o autismo passa também pela garantia de direitos. Facilitar o acesso ao transporte é promover autonomia e qualidade de vida para pessoas com TEA e suas famílias.”

A presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst, destaca a importância da iniciativa no contexto do Abril Azul. “Estamos levando informação e acesso direto a um direito fundamental. O Passe Livre Intermunicipal é uma ferramenta importante de inclusão, e nosso papel é garantir que ele chegue a quem realmente precisa.”

:: Quem pode solicitar o benefício

Têm direito ao Passe Livre Intermunicipal pessoas que se enquadram nos seguintes critérios:

  • deficiência física permanente com dificuldade de locomoção;
  • deficiência intelectual (moderada, severa ou profunda);
  • deficiência visual (cegueira, baixa visão ou visão monocular);
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • atraso global do desenvolvimento;
  • doença renal crônica;
  • fibromialgia;
  • acompanhante, quando indicado em laudo médico.

Para solicitar o benefício, é necessário apresentar documentação que comprove a condição de saúde, conforme exigências da regulamentação vigente.

Mais informações no site da FCEE: www.fcee.sc.gov.br

Serviço

  • Abril Azul: Dia de Inclusão e Cidadania
  • Local: Posto de Atendimento da ARESC – Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis
  • Data: 29 de abril de 2026 (quarta-feira)
  • Horário: das 08h às 18h
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 18h01
22°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

21° Sensação
2.21 km/h Vento
46% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Parcialmente nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo nublado