Mais de 70 alunos receberam certificado de alfabetização na noite desta quinta-feira, 28, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). Eles participaram do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação, que a Prefeitura de Marabá aderiu por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O programa faz parte do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, e tem como objetivo erradicar o analfabetismo. Foi implantado em nove escolas da rede municipal, entre elas: Geraldo Veloso, Irmã Theodora, José Flávio Alves de Lima, Judith Gomes Leitão, São Félix, Boa Esperança do Burgo e Maravilha, as duas últimas do campo.
O prefeito Toni Cunha participou da cerimônia. Para o gestor municipal, é importante que Marabá crie um programa próprio de alfabetização.
“Nós já tivemos a ideia e vamos implementar um projeto municipal para que o EJAI não pare, para que todo ano a gente possa alfabetizar mais uma pessoa porque isso alimenta a alma, alimenta o coração. É a verdadeira liberdade. É possibilitar a essas pessoas acesso à alfabetização, à educação. Um momento feliz. Nós vamos fazer com que Marabá faça disso uma política pública também municipal”, comentou o prefeito.



Maria Luiza Ferreira foi uma das concluintes do programa. Ela contou que chegou a estudar até o 1° ano do ensino fundamental, mas, na época, era difícil porque sua família morava na zona rural. Ela soube do PBA por meio de uma amiga. Aos 48 anos e atuando como autônoma nos ramos de costura e culinária, ela consegue ver, por meio dessa oportunidade, novas possibilidades.
“Eu já sabia pouca coisa, só não o que eu aprendi hoje. Eu quero continuar. Tem pessoas que foram para a sala sem saber ler nem a letra A e hoje em dia já está lendo, formando, fazendo tarefa, lendo texto. É muito especial para cada um de nós. Só de a gente ir em uma parada de ônibus e já ler ‘Novo Horizonte’, ‘Liberdade’, já é muito bom. Agora, eu vou para o EJAI, eu quero me formar e ainda quero fazer a faculdade”, ressaltou.


Para a diretora-geral de Ensino da Semed, Conceição Filha, a alfabetização é apenas o primeiro passo diante de muitas possibilidades que os concluintes podem ter a partir de agora.
“Enquanto diretoria-geral de ensino, daremos todo o suporte pedagógico, apoio, para que eles possam dar continuidade nos estudos e concluir o Ensino Fundamental, prosseguir para o Ensino Médio, de acordo com os objetivos pessoais de cada um”, pontuou.


Dos 150 concluintes, 80% seguirão os estudos por meio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Uma parte não pôde comparecer por serem da zona rural.
A aposentada Anélia Reis tem 70 anos. Ter morado na zona rural na infância a fez ter um contato limitado com a educação formal, chegando até o 3° ano.
“Eu achei bom porque eu sabia um pouquinho já, mas não era muito. Minha leitura melhorou e escrevo bem. Eu acho importante porque tem que aprender o que não sabe. Vai melhorar muita coisa, graças a Deus. Vou continuar estudando, não vou parar”, contou.


No PBA, os alunos recebem material escolar fornecido pela Semed e os professores alfabetizadores recebem uma bolsa.
Uma das professoras foi Cirleia Alves, responsável por acompanhar 25 alunos, que concluíram o processo de alfabetização. Ela resumiu o sentimento em presenciar esse dia de celebração.
“É uma satisfação imensa, gratidão, primeiramente, a Deus e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para esse sucesso. Isso é transformar vidas. Estamos aí para contribuir e que venha mais. O professor alfabetizador de jovens, adultos e idosos tem que amar o que faz e acolher com carinho todo dia”, disse.


De acordo com dados do IBGE, o Brasil possui mais de 9 milhões de pessoas analfabetas, sendo a maioria acima de 40 anos. O PBA é um programa que busca alcançar principalmente esse público.
“Hoje, estamos concluindo um ciclo, que é de alfabetização, que os alunos iniciaram, tiveram um ano estudando e agora estão concluindo. São aquelas pessoas que não tiveram acesso à educação e que hoje estão se escolarizando. O objetivo do programa é que esses alunos retornem ao banco das escolas, concluam a Educação Básica, que é direito deles. Esse é o primeiro passo”, observou Adriana Machado, coordenadora da EJAI.















Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Semed: Mais de 70 alunos celebram formatura do Programa Brasil Alfabetizado appeared first on Prefeitura de Marabá .
Educação Educação de Minas Gerais fortalece parceria com a Polícia Militar para ampliar o Proerd nas escolas do estado
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul celebra dez anos como referência nacional na educação de estudantes autistas
Mato Grosso do Sul Secretaria de Educação abre inscrições para concurso de remoção de professores da Rede Estadual
Educação Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2026 está com inscrições abertas
Educação Ratinho Junior assina maior PPP da educação do Brasil para construir 40 colégios no Paraná
Educação Inscrições para EJA na Rede Estadual seguem abertas até 29 de junho Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!