O programa Gestão da Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), foi apresentado neste sábado (30), no VII Congresso Ibero-Americano de Liderança e Melhoria da Educação, realizado em Santiago, no Chile.
A iniciativa piauiense foi destaque em um dos maiores eventos voltados à gestão educacional da América Latina, que reúne pesquisadores, universidades, especialistas e gestores de diferentes países para discutir estratégias de melhoria da aprendizagem e liderança educacional em tempos de transformação.

Durante a apresentação, a superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, compartilhou as experiências do Piauí na utilização de dados educacionais para fortalecer a aprendizagem, reduzir desigualdades e melhorar os indicadores da rede pública estadual.
“O congresso discute justamente estratégias pedagógicas e formação de lideranças capazes de melhorar os sistemas educacionais. O Piauí foi convidado para apresentar o Gestão da Aprendizagem, especialmente as estratégias de recomposição das aprendizagens e os resultados que a rede estadual vem alcançando na melhoria dos indicadores educacionais”, destacou Viviane Faria.

O evento ocorre na Universidad Diego Portales, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Instituto Unibanco e instituições de ensino e pesquisa de diversos países. A mesa contou com a participação da secretária da Educação Básica do Ministério da Educação – MEC, Kátia Schweickardt, Mirela Cardoso, gerente de Implantação do Instituto Unibanco, e Paula Lizana, diretora da Faculdade de Educação da UDP.
O programa Gestão da Aprendizagem é desenvolvido pela Seduc-PI com foco na melhoria do desempenho dos estudantes, redução da evasão escolar e fortalecimento dos índices educacionais da rede estadual.
Entre as ações executadas estão avaliações diagnósticas contínuas, formações para professores, acompanhamento pedagógico baseado em indicadores e estratégias de recomposição da aprendizagem. Na prática, o programa utiliza dados de frequência, rendimento e desempenho para orientar o trabalho pedagógico das escolas. O chamado “trio gestor”, formado por diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares, acompanha os indicadores e define estratégias para fortalecer o aprendizado dos estudantes.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que o reconhecimento internacional reforça os resultados que o Piauí vem alcançando na educação pública. “O Piauí tem avançado porque implantou uma gestão educacional baseada em dados, acompanhamento constante e tomada de decisão estratégica. O Gestão da Aprendizagem permite identificar dificuldades, agir com rapidez e garantir que nenhum estudante fique para trás. Ver esse trabalho sendo apresentado em um congresso internacional mostra que a educação pública do nosso estado vem se tornando referência pelas políticas educacionais que geram resultados concretos”, afirmou o secretário.
Educação Educação de Minas Gerais fortalece parceria com a Polícia Militar para ampliar o Proerd nas escolas do estado
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul celebra dez anos como referência nacional na educação de estudantes autistas
Mato Grosso do Sul Secretaria de Educação abre inscrições para concurso de remoção de professores da Rede Estadual
Educação Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2026 está com inscrições abertas
Educação Ratinho Junior assina maior PPP da educação do Brasil para construir 40 colégios no Paraná
Educação Inscrições para EJA na Rede Estadual seguem abertas até 29 de junho Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!