Os estudantes da Rede Municipal de Educação atendidos pelo Programa Integração estão recebendo durante todo o mês de maio, palestras educativas alusivas à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mais conhecida como Maio Laranja, a campanha é trabalhada em toda a cidade e, neste ano, terá uma programação especial dentro das unidades escolares.
“As crianças e adolescentes são o principal alvo dessa campanha tão importante. E a escola é uma porta de entrada para que possamos trazer pra perto deles esse assunto, afim de fazer com que eles aprendam sobre os limites do próprio corpo e do corpo dos outros e se sintam confortáveis para denunciarem quaisquer tipos de abuso. É a partir do conhecimento que vamos garantir a segurança e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, ressalta Márcia Jacinta, secretária municipal de Integração.
Durante o mês de maio, cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Integração em seis unidades de ensino e também em instituições socioassistenciais irão receber palestras e atividades de conscientização sobre o Maio Laranja. Idealizado pelo prefeito Roberto Naves e pela primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, o programa visa o desenvolvimento integral dos estudantes em todas as áreas por meio de atividades no contraturno escolar de cultura, esporte, assistência social, saúde e educação.
Para entender se a criança está sofrendo algum tipo de violação de direitos é importante a família estar atenta aos sinais, por exemplo, se ela mudou o comportamento de uma hora para a outra. O primeiro passo é procurar o Conselho Tutelar, que é a porta de entrada para garantir os direitos da criança e do adolescente, e o disque 100, onde a denúncia pode ser anônima.
Histórico
Em 3 de agosto de 2022, por meio da Lei nº 14.432, foi instituída a campanha Maio Laranja, a ser realizado no mês de maio de cada ano em todos o território nacional. O 18 de maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime. O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade
Programação
Fonte: https://www.anapolis.go.gov.br/
Anápolis - GO Educação de Anápolis é destaque em programa nacional de alimentação com Merenda Nota 10
Anápolis - GO Jean Carlos faz balanço do primeiro semestre de 2026 e ressalta recursos destinados por Wilder Morais para Anápolis
Anápolis - GO Ultra Popular amplia presença em Anápolis com nova unidade no Jundiaí e previsão de geração de empregos
Justiça Justiça determina remoção de fake news contra Amilton Filho e impõe multa que pode chegar a R$ 15 mil
Anápolis - GO Quarta Cultural traz quinteto austríaco de jazz ao Teatro Municipal nesta quarta (22)
Anápolis - GO Anápolis é destaque nacional e conquista selo inédito do Ministério da Saúde
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!