A Prefeitura de Anápolis e a Saneago inauguraram nesta quinta-feira, 16, a conclusão dos lotes 3 e 5 do projeto de abastecimento de água tratada para abastecimento no município. Ao todo, os investimentos somam mais de R$ 41,3 milhões, divididos em cinco lotes. Para celebrar essa conquista, estiveram presentes na Elevatória de Água Tratada Jardim América, o prefeito Roberto Naves, a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, o vice-governador Daniel Vilela, o presidente da companhia de saneamento Ricardo Soavinski, deputados e vereadores.
“Esses investimentos vieram para mudar a realidade da cidade de Anápolis. A partir de hoje o povo anapolino não sofrerá mais com a falta de água, especialmente a falta de água bruta. Este é um governo que veio para mostrar que é possível fazer política séria, valorizar os municípios e respeitar os contratos”, pontuou o prefeito Roberto Naves sobre o projeto de abastecimento de água tratada.
O Lote 3 foi finalizado em dezembro de 2023 e trouxe grandes melhorias para a infraestrutura hídrica do município. Com um investimento de R$ 21,2 milhões, as obras incluíram a ampliação da Elevatória de Água Tratada Jardim América e a implantação da Elevatória de Água Tratada Santo André. Além disso, foram construídos 41,9 km de novas redes de distribuição de água, beneficiando diretamente 155 mil pessoas.
“Além disso, já estamos planejando novos investimentos para o futuro. As obras realizadas foram empreendidas de forma emergencial, pois, quando o governador [Ronaldo Caiado] assumiu, havia uma grave escassez de água. No entanto, é essencial pensar adiante. Anápolis é uma cidade em constante crescimento, recebendo novos moradores, empresas e indústrias todos os anos. Isso exigirá contínuos investimentos da Saneago e do governo do Estado para acompanhar e sustentar o desenvolvimento econômico que a cidade vem alcançando ao longo dos últimos anos”, disse o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
Concluído em fevereiro deste ano, o Lote 5 incluiu a instalação de 46,6 km de redes de distribuição de água, além de modulações e ligações essenciais para o sistema. Com um investimento de R$ 20,1 milhões, este lote beneficia diretamente 14 Centros de Reservação e suas áreas de influência, garantindo um fornecimento contínuo e seguro de água tratada para a população.
Com a conclusão destes projetos, Anápolis alcançou a meta de universalizar o serviço de abastecimento de água tratada para a população, tornando-se o terceiro maior município de Goiás a atingir esse feito.
“A Saneago desenvolveu um plano macro para garantir que Anápolis atinja 100% de cobertura de esgoto. Hoje, já temos 100% de água tratada, mas precisamos garantir que, durante o período de seca, haja disponibilidade tanto de água bruta quanto de água tratada para atender toda a população. Há um planejamento em curso, e, como vocês viram no quadro, cinco etapas já foram concluídas, mas outras etapas continuam por vir. É importante entender que nosso trabalho é dedicado à população. Trabalhamos para a população”, afirmou o chefe do Executivo de Anápolis.
Atualmente, em Anápolis, 84% dos moradores têm acesso à coleta de esgoto, superando consideravelmente a média nacional de 55,8%. Com os novos empreendimentos em andamento, a expectativa é de que esse número não apenas antecipe, mas ultrapasse a meta estipulada para 2033 pelo Marco Legal do Saneamento, que é de 90%. Durante o discurso, Roberto Naves ressaltou que o investimento acompanha o crescimento do município e “prepara Anápolis para os próximos 30 anos”.
Fonte: https://www.anapolis.go.gov.br/
Anápolis - GO Educação de Anápolis é destaque em programa nacional de alimentação com Merenda Nota 10
Anápolis - GO Jean Carlos faz balanço do primeiro semestre de 2026 e ressalta recursos destinados por Wilder Morais para Anápolis
Anápolis - GO Ultra Popular amplia presença em Anápolis com nova unidade no Jundiaí e previsão de geração de empregos
Justiça Justiça determina remoção de fake news contra Amilton Filho e impõe multa que pode chegar a R$ 15 mil
Anápolis - GO Quarta Cultural traz quinteto austríaco de jazz ao Teatro Municipal nesta quarta (22)
Anápolis - GO Anápolis é destaque nacional e conquista selo inédito do Ministério da Saúde
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!