Na próxima sexta-feira, 28 de março, Campo Grande sediará a 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul, um evento que promete fomentar o debate sobre a valorização da cultura e história negra no turismo.
A iniciativa é promovida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) e pelo Sebrae MS, com consultoria da plataforma Guia Negro e apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de MS. O objetivo é ampliar a discussão sobre o afroturismo, segmento que tem ganhado destaque nacional e internacional ao valorizar a herança cultural afro-brasileira.
Com 53% da população composta por pessoas negras, conforme dados do Censo IBGE 2022, Mato Grosso do Sul desponta como um destino promissor para o desenvolvimento do afroturismo.
O evento reforça a importância do afroturismo como ferramenta de fortalecimento da identidade cultural e geração de oportunidades para comunidades quilombolas e empreendedores negros no estado. A conferência reunirá especialistas, representantes do governo estadual, profissionais do setor turístico, estudantes e comunidades quilombolas.
O diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, ressalta a importância da Conferência. “Estamos muito felizes em poder apoiar a 1ª Conferência de Afroturismo, que será um espaço de debate e construção coletiva. Mais que um segmento de oferta turística, o Afroturismo é também um movimento de reforço de identidade cultural”.
Durante a Conferência também será lançada, em primeira mão, a logomarca 'Isto é Mato Grosso do Sul - Afroturismo', que poderá ser usada na promoção e divulgação do segmento turístico estadual.
Sexta-feira - 28/03/2025
Local:Auditório do Sebrae MS (Av. Mato Grosso, 1661, Centro, Campo Grande)
Apresentadores:Jornalistas Glória Maria e Guilherme Soares Dias
8h30- Abertura oficial
9h- Falas institucionais (Fundtur MS, Sebrae MS, Subsecretaria de Igualdade Racial de MS)
10h- Painel: "Afroturismo no MS, Brasil e Mundo", com Thayná Cambara (empresária), Guilherme Soares Dias (consultor do Guia Negro) e Tania Neres (Embratur)
11h- Debate: "Turismo nos Quilombos", com representantes das comunidades Tia Eva, Furnas da Boa Sorte, Furnas do Dionísio, Furnas dos Baianos, Comunidade Maria Theodoro, Família Osório, São Miguel e Águas de Miranda
12h30- Intervalo para almoço
14h- Retorno com atividade interativa com as comunidades quilombolas
17h- Encerramento do primeiro dia
Sábado - 29/03/2025(programação fechada para inscritos)
Visita Técnica
8h- Saída da Morada dos Baís (Av. Noroeste, 5.140, Centro, Campo Grande)
9h30- Chegada à Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio (Jaraguari - MS)
14h- Visita à Comunidade Quilombola Tia Eva (Campo Grande - MS)
17h- Encerramento do roteiro
Débora Bordin, Comunicação Fundtur
Foto: Acervo de Furnas do Dionísio
Tocantins Governo do Tocantins apresenta diagnóstico das ações de implementação do Plano Brasis
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Turismo Viaje Paraná seleciona coexpositores para o estande na Expocatólica 2026
Turismo Estado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
Turismo FITCataratas reforça potencial do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario O novo luxo imobiliário não é altura: é bem-estar
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!