O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (23/4), das celebrações da Semana da Inconfidência nas cidades de Ritápolis e Tiradentes, na região do Campo das Vertentes. O evento reforça a importância de preservar e valorizar a cultura mineira e relembrar o papel dos Inconfidentes, responsáveis pela formação dos ideais democráticos de Minas Gerais.
Em Ritápolis, na Fazenda do Pombal, berço da família do Alferes Tiradentes, o chefe do Executivo mineiro se reuniu com autoridades civis, militares e a população local para lembrar os feitos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que fez com que Minas Gerais se tornasse sinônimo de resistência em prol da liberdade.
Logo em seguida, o governador esteve em Tiradentes, onde participou da quinta edição do Banquete da Inconfidência, evento que mobiliza profissionais da gastronomia, turistas e população local em torno de uma grande mesa, com o objetivo de valorizar a cultura da cidade e ressaltar a importância das mulheres no Movimento da Inconfidência Mineira.
A inclusão das duas cidades no roteiro que celebra a Inconfidência Mineira foi enaltecida por Zema, que destacou a importância histórica desses municípios para Minas.
Continua após a publicidade | ||||
"No passado, o governador de Minas sempre tinha o compromisso de estar apenas em Ouro Preto nas comemorações da Semana da Inconfidência e, há cerca de três anos, nós decretamos que o chefe do Executivo mineiro precisa estar nas cidades de Tiradentes e Ritápolis, locais onde o grande mártir da inconfidência viveu uma parte expressiva da vida", explicou Romeu Zema. | ||||
| ||||
Banquete da Inconfidência

Durante o evento, que acontece na Rua Direita, no centro histórico de Tiradentes, são servidos gratuitamente cerca de 2 mil refeições, numa mesa montada com cerca de 400 a 500 lugares. Neste ano, 33 restaurantes do município participam da iniciativa, cada um servindo de 100 a 150 refeições.
A celebração recorda a primeira reunião, em que se discutiu a Inconfidência, realizada em 1788, na casa do Padre Toledo. Na ocasião, foi servido um banquete que comemorou o batizado de dois filhos de Alvarenga Peixoto com Bárbara Heliodora.
O evento também valoriza a cultura da cidade e ressalta a importância de personagens históricos que, muitas vezes, são pouco lembrados na história da Inconfidência Mineira, e também valoriza a participação das mulheres no movimento, como a própria Bárbara Heliodora e Hipólita Jacinta.
"Fico muito feliz em ver a cidade de Tiradentes tão bem frequentada. Nós temos procurado dar todo o apoio às cidades turísticas de Minas Gerais e temos conseguido bater recorde atrás de recorde em relação à atração de turistas", observou o governador mineiro.
Semana da Inconfidência
A iniciativa realizada pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) , com a parceria das prefeituras locais e patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) , busca reforçar a importância de preservar e valorizar a cultura mineira, o turismo nas cidades históricas do estado e o movimento da Inconfidência Mineira.

Iniciada com a solenidade da entrega da Medalha da Inconfidência, realizada no dia 21/4, em Ouro Preto, a Semana da Inconfidência tem programação até o próximo domingo (27/4), em Tiradentes, na Feira da Mineiridade, com estandes de produtores locais, oficinas gastronômicas, artesanato e shows. Concertos na Matriz de Santo Antônio, com o som do órgão histórico e um roteiro narrado sobre o barroco mineiro, encerram a semana de atrações.
Tancredo Neves
Mais cedo o governador esteve em São João del-Rei, onde visitou o túmulo e memorial do ex-presidente da República Tancredo Neves. Na última segunda (21/4), foram relembrados os 40 anos de sua morte. O governador Romeu Zema salientou a importância do político mineiro para o Brasil, que sempre defendeu a liberdade e o desenvolvimento do país.
Capital mineira da selaria
Durante passagem pela região, o governador também esteve em Dores de Campos, cidade conhecida pelo processo de produção da selas. O município, que há 37 anos não recebia a visita de um governador, é conhecido como a capital da selaria em Minas Gerais.
"É muito bom estar em Dores de Campos. Estou tendo o prazer de conhecer um pouco mais da produção de selaria, que é a marca registrada da cidade e que nós queremos divulgar, não só para Minas, mas para todo o Brasil", disse Romeu Zema.
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Turismo Viaje Paraná seleciona coexpositores para o estande na Expocatólica 2026
Turismo Estado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
Turismo FITCataratas reforça potencial do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas
Turismo 21º FITCataratas reforça crescimento do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!