O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), divulgou, nesta segunda-feira, 9, o balanço das ações doTurismo na Estrada. O projeto itinerante, realizado entre os meses de março e maio deste ano, promoveu workshops, palestras e atividades interativas nas sete regiões turísticas do estado, alcançando 450 pessoas de 75 municípios.
Durante os encontros, foram abordados conteúdos como mecanismos de gestão, governança, estratégias para promoção dos destinos, inventariação turística, a Política Nacional de Turismo (PNT), o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o Mapa do Turismo Brasileiro, a Temporada de Praia e o ICMS do Turismo Sustentável.
Nas sete regiões turísticas do estado, as cidades-sede dos encontros do projeto foram: São Félix (Encantos do Jalapão), Augustinópolis (Bico do Papagaio), Babaçulândia (Vale dos Grandes Rios), Paranã (Serras Gerais), Porto Nacional (Serras e Lago), Araguacema (Lagos e Praias do Cantão) e Cristalândia (Ilha do Bananal).
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destaca que o projeto proporciona, aos municípios, conhecimentos que garantem o desenvolvimento sustentável e o acesso a políticas públicas. “OTurismo na Estradase consolidou como uma das principais estratégias do governador Wanderlei Barbosa para estruturar, capacitar e fortalecer o turismo em todo o Tocantins”, pontua o gestor.
A ação contou com a parceria das prefeituras e reuniu gestores municipais e regionais de turismo, membros dos Conselhos Municipais de Turismo e das Instâncias de Governança Regionais, além de estudantes e empreendedores dotradeturístico.
A superintendente de Turismo da Setur, Kleiryanne Aguiar, ressalta que o projetoTurismo na Estradapermitiu maior interação entre o Governo do Tocantins e os municípios participantes. “A ação levou às regiões turísticas o portfólio dos serviços prestados pela Setur e aproximou o órgão do público responsável por colaborar com a elaboração de políticas públicas do setor, ao mesmo tempo em que realizou a escuta das demandas municipais e regionais”, enfatiza.
Turismo na Estrada
O projetoTurismo na Estradafoi lançado pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, em fevereiro de 2025. O evento de lançamento ocorreu no município de São Félix do Tocantins, região turística Encantos do Jalapão.
Pesquisa
Durante os encontros, a Setur realizou uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação dos participantes. Conforme o levantamento, 98% afirmaram que o evento atendeu às suas expectativas e outros 97% avaliaram o conteúdo trabalhado como excelente. Os temas mais relevantes, segundo os participantes, foram: Mapa do Turismo, Temporada de Praia e ICMS do Turismo Sustentável.
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Turismo Viaje Paraná seleciona coexpositores para o estande na Expocatólica 2026
Turismo Estado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
Turismo FITCataratas reforça potencial do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas
Turismo 21º FITCataratas reforça crescimento do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!