Sexta, 11 de Julho de 2025 09:06
(62) 9-9379-1543
Geral ALEMA

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda os 28 anos da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó

Entidades de proteção da área ambiental, promoverão atividades comemorativas, a partir de sábado,21, quando será realizado um mutirão de limpeza do...

16/06/2025 17h04
Por: Redação Fonte: ALEMA
Ana Regina Telles recebeu, no programa desta segunda-feira, Dorian Azevedo e Camilo Rocha
Ana Regina Telles recebeu, no programa desta segunda-feira, Dorian Azevedo e Camilo Rocha

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

Continua após a publicidade
Anúncio

Nesta segunda-feira (16), o programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96.9 FM), em conexão com a Rádio Senado, conversou com a historiadora, assistente social e membro do Fórum de Defesa da Área de Preservação Permanente (APA) do Itapiracó, Dorian Azevedo; e com o pedagogo e membro do Fórum da Apa Itapiracó (FAI) e coordenador do Comitê Praça das Árvores do Cohatrac IV, Camilo Rocha Filho.

Continua após a publicidade

Na entrevista feita pela apresentadora e radialista Maria Regina Telles, eles falaram sobre os 28 anos da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó e os desafios na preservação do meio ambiente.

Continua após a publicidade

Inicialmente, Dorian Azevedo parabenizou a Assembleia legislativa por proporcionar esse espaço de debate sobre o desenvolvimento sustentável, que é um tema essencial para a existência humana. “Precisamos ter programas como este, sempre, em nossas emissoras. Fico muito feliz em participar desse espaço democrático de debate e parabenizo a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão por esse espaço, que é muito importante para a nossa existência humana”, frisou.

Por sua vez, Camilo Rocha esclareceu que uma Área de Proteção Ambiental (APA) está dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado pela Lei nº 9.985/2000, que estabelece as regras e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação no Brasil.

“Em uma unidade de conservação se busca proteger a diversidade biológica e regular a ocupação humana, visando o uso sustentável dos recursos naturais. Permite uma participação efetiva da comunidade no processo de implantação e gestão do ecossistema”, acrescentou Camilo Rocha.

Ele explicou que a APA do Itapiracó, criada por Decreto em 1997, é administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e, por último, a partir de 2019, pela Secretaria de Governo (Segov).

“A Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó está situada na área Cohab/Cohtrac. É uma área de conservação com 322 hectares, que abriga remanescentes da floresta amazônica e nascentes de rios. Ela desempenha um papel importante na proteção da biodiversidade local, incluindo 174 espécies de animais e 33 tipos de plantas. Além de sua função ecológica, a APA é um importante espaço de lazer e contato com a natureza para a população, com áreas para caminhada, eventos e atividades recreativas”, afirmou Camilo Rocha.

Regulação

Dorian Azevedo disse que a AP do Itapiracó é um dos últimos redutos ambientais do perímetro urbano de São Luís e desempenha importante papel na regulação do microclima e fortalece a umidade dos solos da ilha.

“Vivemos a era geológica chamada antropoceno, na qual as ações do homem [antrópicas] estão modificando intensamente o clima. Nesse contexto, a APA é uma área de resistência ecológica. A APA do Itapiracó é um bioma de transição amazônico, com influência dos biomas Cerrado e Mata dos Cocais, e conta com recursos hídricos como o riacho Itapiracó, afluente da Bacia do Paciência, e vários olho d’água”, ressaltou.

Desafios

Camilo Rocha destacou as ações do Conselho Consultivo da APA do Itapiracó (CONAPE) como, por exemplo, a criação do Fórum da APA Itapiracó (FAI), que, por sua vez, deliberou a criação do CONAPE, em 2019, e os desafios da gestão.

“O CONAPE é constituído por representantes da sociedade civil e do governo e tem caráter consultivo e propositivo. Tem uma pauta focada em recuperar o tempo perdido. Temos que buscar cumprir o Plano de Manejo da APA Itapiracó. Temos sempre presentes as pautas que garantem a sustentabilidade de nossa APA. Fizemos uma revisão do nosso regimento. A cada dois meses, fazemos reunião de avaliação e de planejamento de nossas ações. Já fizemos muito, mas sabemos que ainda falta muito a fazer”, afirmou.

Programação

Camilo Rocha e Dorian Azevedo detalharam a programação de comemoração da resistência dos 28 anos da APA do Itapiracó, que contará com três grandes momentos.

“No sábado [21], vamos fazer um mutirão de limpeza da APA. Vamos oferecer uma galinha caipira e fazer o uso sustentável do espaço. Segunda-feira [23], a partir das 17h, no Setor Sul, na entrada principal da APA, vamos ter uma tribuna livre com falas de incentivo e de parabenização pelos 28 anos de resiliência da APA. E no sábado [28], vamos ter o passarinhando, com a professora Mónica Sousa”, destacou.

O programa Sustentabilidade na Prática vai ao ar todas às segundas-feiras, sempre às 10h, pela Rádio Assembleia (96,9 FM). O programa também está disponível no Youtube e pode ser acompanhado por meio do link:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 08h02
15°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 23°

14° Sensação
6.17 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)

Mín. 13° Máx. 24°

Tempo limpo
Amanhã (13/07)

Mín. 13° Máx. 25°

Tempo limpo