A Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), esteve presente em duas ações de cidadania e educação ambiental realizadas na comunidade Ilha de Campo, no município de São Geraldo do Araguaia. As atividades integraram esforços interinstitucionais voltados à promoção de direitos e à preservação do meio ambiente em áreas de grande visitação turística.
A equipe da GRA participou da iniciativa “Roda de Conversas e Direitos”, promovida pelo Ministério Público do Pará (MPPA). A ação teve como tema central os direitos humanos, com foco especial na proteção de mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e povos originários. Realizada em formato de diálogo comunitário, a atividade buscou aproximar os órgãos públicos da população local e fortalecer o acesso a direitos fundamentais.
Para uma das moradoras que participou da roda de conversa e das orientações ambientais, a ação foi esclarecedora e bem-vinda. “É importante a gente saber dos nossos direitos e também entender como pequenas atitudes podem ajudar a manter a praia limpa. Às vezes falta informação, e essas conversas ajudam muito”, enfatizou.
Conscientização -O Ideflor-Bio também atuou em uma ação ambiental nas praias das comunidades Ilha de Campo e Vila Santa Cruz. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e teve como principal objetivo sensibilizar moradores e veranistas sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos durante o período do verão.
A gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-Bio, Laís Mercedes, destacou a relevância de unir educação ambiental e cidadania nas ações territoriais. “Essas atividades promovem uma aproximação importante com as comunidades locais, despertando a consciência coletiva para os cuidados com o meio ambiente e a valorização dos direitos sociais. É um trabalho que fortalece o vínculo entre gestão pública e população”, afirmou.
Orientação -Além da distribuição de material informativo, as equipes atuaram com orientações diretas ao público, chamando atenção para os impactos do lixo nas praias e nos ecossistemas locais, especialmente nas áreas de preservação que integram o território do Araguaia. A presença dos órgãos públicos foi bem recebida pelos moradores, que demonstraram interesse em manter o diálogo e colaborar com práticas sustentáveis.
Piauí Iaspi lança aplicativo que reúne serviços digitais e aproxima atendimento dos usuários nesta sexta (26)
Piauí Secretaria das Mulheres lança Política Estadual de Cuidados e apresenta painel de ações para o Piauí
Alagoas Estudante da rede estadual faz história ao se tornar a primeira alagoana com dois ouros consecutivos na OBMEP
São Paulo Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda atingem 1 bilhão de passageiros transportados nos últimos quatro anos
Geral Nova série da TV Brasil, Afiadas aborda com humor desafios femininos
São Paulo Governo de SP ultrapassa 6,3 mil títulos rurais com nova entrega para produtores do oeste paulista Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!