O Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru dá continuidade às oficinas presenciais nesta terça e quarta-feira (12 e 13), agora na Lapa e em Curitiba, reunindo gestores públicos, lideranças e representantes locais. Coordenada pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com a Secretaria do Planejamento (SEPL), Paraná Projetos e consultores da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM (Fadec/UEM), a ação envolve 16 municípios da Região Metropolitana que integram o território turístico Rotas do Pinhão.
O objetivo é resgatar e consolidar os Caminhos do Peabiru , rota milenar que corta o Paraná, valorizando a identidade cultural, estimulando a sustentabilidade e fomentando o desenvolvimento regional por meio de um turismo responsável. Ao todo, 97 municípios do Estado participam da iniciativa.
Na semana passada, entre 4 e 8 de agosto, as primeiras oficinas reuniram 33 municípios do Oeste paranaense, com atividades realizadas em Foz do Iguaçu, Realeza, Cascavel e Palotina.
Agora, a etapa da Região Metropolitana de Curitiba começa na Lapa, dia 12, com representantes de Rio Negro, Campo do Tenente, Balsa Nova, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro. No dia seguinte, 13, será a vez de Curitiba receber os participantes de Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Piraquara, Pinhais e Fazenda Rio Grande.
Para o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, o projeto vai além do turismo convencional. “As oficinas na Lapa e em Curitiba articulam municípios, trade e comunidades para mapear uma rota viva: bem sinalizada, inclusiva e sustentável do começo ao fim. Caminhos do Peabiru é um convite para que paranaenses e visitantes redescubram um patrimônio milenar”, afirmou.
Com mais de 3 mil anos de história, os Caminhos do Peabiru conectam o Oceano Atlântico ao Pacífico e percorrem cerca de 2 mil quilômetros dentro do Paraná. O trajeto foi usado originalmente por povos indígenas como Guarani, Kaingang e Xetá, além de exploradores incas, jesuítas e europeus, e guarda sítios arqueológicos e um rico patrimônio cultural.
“Com governança participativa, o Estado apoia e os municípios lideram. Assim, os Caminhos do Peabiru se tornam referência no turismo paranaense”, afirma o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia.
CONTEÚDO- Durante as oficinas, os participantes acompanham palestras com arqueólogos e historiadores, realizam atividades práticas com mapas regionais e identificam sítios arqueológicos, reservas indígenas e atrativos naturais. Também avançam na definição do traçado preliminar da Trilha de Longo Curso (TLC), recebem orientações sobre sinalização e classificação de trilhas e discutem estratégias para mobilizar as comunidades. Dinâmicas de integração e troca de experiências complementam a programação.
Para o prefeito da Lapa, Diego Ribas, estar inserido na rota representa uma grande transformação para o turismo. “Estamos felizes em participar da Rota Turística Caminhos do Peabiru. Estamos trabalhando para fazer parte deste projeto, já organizamos a documentação, montamos um grupo com representantes da prefeitura e da comunidade e participamos de reuniões para planejarmos os caminhos”.
“Vamos receber a oficina com outros sete municípios para definir por onde as rotas vão passar. Isso vai trazer grandes benefícios para a cidade da Lapa e para o nosso turismo, que já tem uma base, e isso vai incrementar o desenvolvimento do município”, afirmou.
ROTA TURÍSTICA– Instituída oficialmente em novembro de 2024 pelo Decreto 8.025/2024, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Rota Turística Caminhos do Peabiru é coordenada pela Setu em parceria com a SEPL, articulando municípios, instâncias regionais de governança, comunidades e demais atores, com base nos princípios da Rede Trilhas.
A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade do Turismo da Setu, Anna Vargas, ressalta que a mobilização das comunidades é parte essencial do processo. “Entramos na última semana das oficinas participativas. Ainda temos um ano de projeto pela frente, mas encerramos esta etapa com as atividades na Lapa e em Curitiba, envolvendo 16 municípios. A participação dos gestores e da população local é fundamental para criar pertencimento. A experiência em cada cidade tem sido gratificante e os resultados, bastante positivos”.
Turismo Testemunhas de Jeová terão apoio do Estado em evento para fiéis na Arena da Baixada
Tocantins Governo do Tocantins reforça adesão ao Selo Praia Responsável durante Reunião Ordinária do Fórum Regional da Ilha do Bananal
Turismo Viaje Paraná seleciona coexpositores para o estande na Expocatólica 2026
Turismo Estado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
Turismo FITCataratas reforça potencial do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas
Turismo 21º FITCataratas reforça crescimento do turismo no Estado e deve atrair 12 mil pessoas Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!