Com cerca de 20% das reservas de gás natural do Brasil, Sergipe é reconhecido como protagonista no setor. A exploração desses recursos será intensificada por meio do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), que prevê a produção de 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Esse potencial é base na construção da política do Governo do Estado, sendo um dos destaques na organização do Plano Estadual de Transição Energética. A agenda, que está em sua última fase de elaboração, sintoniza Sergipe ao debate global sobre descarbonização, unindo desenvolvimentos econômico e sustentável.
O Plano Estadual de Transição Energética (ou Agenda Estratégica de Transição Energética do Estado de Sergipe) é conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Energia). O estudo se alinha a diretrizes federais e internacionais, com foco na menor emissão de gases do efeito estufa, na maior eficiência no uso de energias e no incentivo à inovação.
O plano vem sendo articulado desde o ano passado, com previsão de entrega até o fim de 2025. A última e atual etapa é a consulta pública, que segue aberta até 12 de outubro. A consulta permite que a sociedade contribua com opiniões, mantendo a transparência e participação coletiva no documento técnico.
O gás natural se caracteriza como um combustível de transição, considerado menos poluente em relação a outras matrizes fósseis, e pode servir como passo intermediário para a implantação de fontes mais limpas, como a eólica e a solar. Além disso, o gás funciona como apoio às energias renováveis, geralmente intermitentes. Outra vantagem do gás natural é sua flexibilidade, já que a infraestrutura de produção, armazenamento e distribuição do insumo dispõe de maior facilidade para o rápido acionamento e desligamento. Por esses e outros motivos, a política de transição energética em Sergipe salienta o gás natural como uma de suas principais apostas.
O gestor da Sedetec, Valmor Barbosa, destaca o compromisso do Estado com a transição energética. “O gás natural, recurso abundante em nosso estado, é peça-chave nesse processo e tem sido integrado de forma estratégica ao plano. Para além de um diagnóstico técnico, o estudo é um insumo importante para fortalecer a atração de investimentos, projetando Sergipe como referência na nova economia de baixo carbono”, afirma.
Gastech
O alinhamento de Sergipe com as discussões internacionais sobre transição energética é demonstrado pela participação do Governo do Estado na Gastech. Considerada a maior exposição e conferência do mundo sobre gás natural, GNL, hidrogênio e tecnologias climáticas, o evento segue até o próximo dia 12 em Milão, na Itália. Em sua 53ª edição, a Gastech aborda o papel do gás natural no fornecimento de energia acessível, confiável e de baixo carbono para atender à crescente demanda global.
Durante o evento, a comitiva sergipana abriu e expandiu diálogos com líderes empresariais, apresentando Sergipe como vanguarda no setor de gás natural e destino propício a investimentos. Liderada pelo governador Fábio Mitidieri, a comitiva incluiu representantes da Sedetec, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e da Sergipe Gás (Sergas).
“Nosso estado abriga o primeiro terminal privado do país, da Eneva, conectado à malha de transporte nacional, da Transportadora Associada de Gás (TAG). Também somos segundo lugar nacional em regulação pelo Ranking do Mercado Livre de Gás (Relivre). Além disso, o Estado está investindo mais de R$ 13,7 milhões na interiorização do gás, incluindo a expansão da rede em Lagarto, Barra dos Coqueiros e Estância. Tudo isso mostra como nosso estado está preparado para oferecer infraestrutura e segurança jurídica aos investidores”, acrescenta Valmor Barbosa.




Indústrias Lei fortalece seguro para exportações brasileiras
Portos do Paraná Portos do Paraná aplicará R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá
SUSTENTABILIDADE Laboratório do PCT Guamá é destaque nacional em projetos de eficiência energética para prédios públicos
Alagoas Governo de Alagoas entrega nova sede da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil
Sergipe Governo do Estado avança com obras de infraestrutura no Guajará, em Nossa Senhora do Socorro
Dourados - MS Com frio intenso, Prefeitura amplia cuidados com pessoas em situação de rua Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 27°
Tempo limpo
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!