Após três dias de intenso trabalho, os agentes das Forças de Segurança do Ceará concluíram a operação na Serra das Almas

Atuando com bravura e precisão, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) atuaram, de forma conjunta e ininterrupta, em uma operação de combate a um incêndio no município de Crateús, que pertence à Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. A operação se estendeu por três dias consecutivos e contou com o uso de equipamentos específicos para esse tipo de ocorrência e manobras de alta complexidade.
O incêndio florestal atingiu a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra das Almas, que fica na cidade de Crateús. Durante a operação de combate ao fogo, foram realizados aproximadamente 60 lançamentos aéreos, totalizando cerca de 30 mil litros de água lançados sobre a vegetação em chamas.
A precisão e a agilidade das descargas aéreas foram determinantes para conter a propagação do fogo e reduzir as áreas atingidas. Após três dias de esforços ininterruptos, a operação na Serra das Almas, em Crateús, foi concluída com êxito e o incêndio foi totalmente debelado.
Para os trabalhos durante a operação foi necessário o emprego intensivo de uma aeronave modelo AS350 B2 Esquilo, equipada com o Bambi Bucket, que é um reservatório flexível acoplado a um helicóptero para o transporte e lançamento de grandes volumes de água em áreas de difícil acesso, usado principalmente para combate a incêndios florestais. Posteriormente foi utilizado uma aeronave modelo EC145 C2, com maior capacidade de carga.

Além da ação aérea, os agentes da Ciopaer/SSPDS realizaram uma manobra de alta complexidade devido ao terreno acidentado e ao difícil acesso pelo solo. A manobra consiste em realizar a infiltração de bombeiros militares em um paredão rochoso, com a aeronave ainda em voo, sendo esta uma das etapas mais desafiadoras da missão. Essa manobra permitiu que as equipes terrestres atuassem diretamente sobre os focos remanescentes, completando com eficiência o trabalho iniciado pelo combate aéreo.
A atuação ágil e conjunta da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) reafirma o compromisso da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) com a proteção ambiental, com o apoio aéreo de alta performance em situações de emergência e com a preservação da vegetação, da fauna e da flora regional.
São Sebastião - SP São Sebastião se mantém em estado de alerta após ventos da madrugada e previsão de novas ocorrências
Amazonas Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus
Amazonas IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus
Amazonas Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva
Amazonas Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história
Segurança Polícia Civil prende suspeito do homicídio do próprio sogro em Itapipoca Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 26°
ChuvaMín. 19° Máx. 24°
Chuva
Mundo - Mercado Imobiliario Juiz proíbe aluguel de imóvel via Airbnb em condomínio residencial
Mundo - Imigrantes EUA Brasil aguarda liberação de vistos dos EUA para delegação ir à ONU
Mundo - Finanças e Contábil UniFECAF lança pós em IA para advogados e curso de finanças
Mundo - Automotivo Veículos com finais de placa 70 a 90 podem ter descontos no IPVA até 15 de setembro