Praia Grande segue ampliando as ações de combate ao mosquitoAedes Aegypti, transmissor da dengue, do chikungunya e do zika vírus, em todo o Município. Nos primeiros 15 dias após o início da intensificação das atividades foram realizadas mais de 7,3 mil vistorias entre imóveis residenciais e comerciais, obras e pontos estratégicos (cemitério, desmanche de veículos, borracharias e locais de reciclagem de materiais).
As atividades são coordenadas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense. Entre as ações, os agentes de combate às endemias estão fazendo uma varredura em casas e comércios para eliminar criadouros e conscientizar a população. Nas obras e pontos estratégicos, além da busca por acúmulo de água, os agentes estão fazendo a nebulização com a bomba costal e a aplicação de inseticida ou larvicida, de acordo com o local e com a necessidade apontada pelos estudos, visando a eliminação dos focos de criação do mosquitoAedes Aegyptinesses locais.
Esse trabalho foi intensificado após a realização da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), estudo que mapeia os potenciais focos da doença, identifica os bairros com maior positividade para larvas do mosquito e permite um direcionamento mais eficiente das ações de prevenção. Na análise de abril, os bairros Nova Mirim, Vila Sônia e Caiçara apresentaram maior positividade para larvas do mosquito. Por isso, os profissionais estão acentuando as atividades nessas localidades, visando eliminar o ovo e a larva e, consequentemente, interromper o ciclo de reprodução da dengue e das demais arboviroses.
“O não-acúmulo de água é a melhor maneira para se evitar o criadouro do mosquito, ainda mais nessa época de chuvas recentes. E apesar do tempo mais frio, a transmissão diminui, mas não para, pois, o mosquito já se adaptou. Por isso, a nossa intensificação de ações pós-ADL vai adentrar maio e junho, para que consigamos reduzir os criadouros e termos uma transmissão menor também após o inverno”, afirma a diretora da Divisão de Saúde Ambiental de Praia Grande, Maria Fernanda Gonçalves.
Ao mesmo tempo, as equipes da Sesap continuam desenvolvendo ações de combate às arboviroses por toda a Cidade. Por exemplo, segue sendo efetuado o trabalho de nebulização com a bomba costal em áreas de casos confirmados de dengue e nas localidades com suspeita de chikungunya. As equipes fazem ainda a soltura de peixes da espécie Lebiste, conhecido como Barrigudinho, em grandes locais com água parada. Esse peixe come as larvas e ovos do Aedes Aegypti e de outros mosquitos.
Nos locais em que a nebulização com a máquina costal ocorre, os agentes de combate às endemias fazem uma abordagem anterior casa a casa. O objetivo é informar as pessoas sobre a necessidade da aplicação do inseticida, orientar quanto aos cuidados e prestar esclarecimentos sobre como evitar a proliferação de larvas e mosquitos em casa.
Mas para o sucesso dessa ação, Maria Fernanda faz um alerta quanto a importância de a população autorizar a entrada dos agentes nos imóveis. “É fundamental que as pessoas permitam a entrada do agente, pois um trabalho de nebulização com a máquina costal não acontece sem que a quadra tenha sido bloqueada, isto é, inspecionada pelos agentes. Então, a visita dos agentes dentro dos imóveis é essencial. Importante lembrar que os profissionais estão uniformizados e com crachá de identificação da Administração Municipal”, enfatiza.
O agente de segurança Antônio Couto abriu a porta de sua residência para os agentes de combate às endemias no Bairro Flórida e destacou a importância de cada um fazer a sua parte. “É muito bom esse tipo de ação para aumentar o cuidado contra o mosquito da dengue. Eu estou sempre limpando tudo, aparando a grama, deixando os locais dentro e fora de casa limpos e acho que todo mundo também tem que cuidar para evitar doenças”.
Educação –Em paralelo às ações de campo, o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Divisão de Saúde Ambiental da Sesap, também tem desenvolvido ações educativas, interligadas com a intensificação pós-ADL e focadas nas localidades cujo índice apontou maior necessidade, e também naqueles em que há um maior número de notificações de suspeitas e confirmações. Confira a programação de maio onde os profissionais levarão à população informação e educação em saúde:
15 – Capacitação para os gremistas da E. E. Prof º. Júlio Pardo Couto (Nova Mirim)
18 – Usafa Caiçara (roda de conversa)
19 – E. M. Mário Possani, Caiçara (roda de conversa)
20 – E. M. Vereador Felipe Avelino Moraes, Caiçara (roda de conversa)
21 – Conviver Caiçara (roda de conversa)
22 – Capacitação para os gremistas da E. E. Prof º. Laudelino Fernandes dos Santos (Caiçara)
25 – Usafa Tude Bastos (roda de conversa)
26 – PIC Sítio do Campo (roda de conversa)
27 – Usafa Boqueirão (roda de conversa)
28 – Conviver Boqueirão (roda de conversa)
29 – Capacitação para os gremistas da E. E. Oswaldo Luiz Sanchez Toschi (Boqueirão)
30 – Ação Cidadania na E. M. Paulo Shigueo Yamauti (Anhanguera)
Faça a sua parte –A população também precisa fazer a sua parte na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, pois cerca de 70% dos focos do mosquito estão nas residências. Veja como:
- Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque uma tela no ladrão da caixa d’água;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Elimine os pratinhos de vasos de plantas ou coloque areia até a borda do prato;
- Mantenha os ralos telados e limpos jogando sal e cloro;
- Mantenha latas e garrafas com a boca virada para baixo e pneus em locais cobertos;
- Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes usando os produtos químicos apropriados.
Outra dica é descartar os pneus velhos e outros itens que acumulam água em um dos Ecopontos do Município. Os endereços podem ser consultados na Carta de Serviços, disponível no site ( www.praiagrande.sp.gov.br ).
Denúncia –Caso o munícipe queira fazer uma denúncia sobre focos de dengue ou solicitar a soltura de peixes na piscina, ele poderá entrar em contato com a Ouvidoria SUS (telefones 0800-773-3020 / 3472-9764, e-mail: [email protected] ou presencialmente na Rua João de Souza, s/n°, Mirim, segunda à sexta, das 9h às 16h) para que a equipe da Saúde Ambiental seja acionada e possa fazer uma vistoria na casa.
Vacinação –A vacinação contra a dengue com o imunizante de origem japonesa permanece à disposição de crianças e adolescentes de 10 e 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, nas 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas). Para receber esta vacina é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou de um responsável e apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência dos pais ou do responsável.
Importante lembrar que o esquema vacinal deste imunizante é composto por duas doses. Portanto, se já passaram três meses que seu filho recebeu a primeira dose, procure o posto de saúde para completar a vacinação contra a dengue.
Já a vacina nacional Butantan-DV, de dose única, que teve sua aplicação iniciada em fevereiro de 2026, segue sendo direcionada aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária e agentes de combate às endemias, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. Em uma etapa futura, dependendo do envio de doses, deverá ser aberto à população de 15 a 59 anos, de forma escalonada.
Sintomas –Em caso de sintomas como febre alta de início súbito, dores pelo corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, a pessoa pode procurar a Usafa na qual está cadastrada. Em caso de sangramento, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, aumento do fígado ou acúmulo de líquido, o munícipe deve se dirigir às Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia ou Quietude ou o Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina.
Belém Prefeitura de Belém promove Semana Municipal da Diversidade
Belém Concurso de Quadrilhas do Arraial de Belém entra na reta final
Belém Operação Lixo Zero já retirou mais de 500 toneladas de resíduos
Praia Grande - SP Camile da Silva e Daniel Rezende dão show e Time PG de natação soma 7 medalhas nos Regionais
Candeias - BA Candeias: Festa de São Pedro começa neste sábado (27); confira a programação
Sinop - MT Obra de duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase final de preparação para asfaltamento em Sinop Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 24°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Mercado de compactos: Construtora Colmeia cresce mais de 150% em vendas impulsionada pelo aluguel por temporada
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!