O aumento dos investimentos no tratamento de esgoto na Grande São Paulo já mostra resultados na despoluição de rios e na qualidade de vida da população. O aposentado Domingos Pessoa Cabral Filho, 66 anos, morador de Barueri há três décadas, afirma que o mau cheiro do córrego Fazenda atrapalhava até nos momentos das refeições. A realidade mudou após as obras executadas pela Sabesp para ampliação da coleta e do tratamento de esgoto na região.
Com investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, as intervenções incluíram a implantação de cerca de três quilômetros de tubulações para encaminhar os efluentes à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri. As obras permitiram que aproximadamente 600 imóveis da bacia do Fazenda passassem a ter seus esgotos destinados ao tratamento adequado.
Para a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, o resultado observado no Córrego Fazenda evidencia os benefícios dos investimentos em infraestrutura de saneamento. “Depois de todo o investimento que foi feito em virtude do Programa IntegraTietê, chegamos a uma situação com uma água muito mais limpa. É uma obra invisível, enterrada, mas que gera resultados concretos para a população”, afirmou.

Nascido em Teresina (PI), Domingos chegou a São Paulo aos 18 anos e mora ao lado do córrego com a esposa, Mariê, e o filho, Flávio. Ao longo dos anos, acompanhou os impactos da ausência de coleta de esgoto na região.
“O mau cheiro era muito grande. Atrapalhava até na hora das refeições. Era de perder a fome. E era muito triste ver a natureza daquele jeito, o córrego sujo e com aquele cheiro que não dava pra chegar perto”, relata. “Melhorou muito. Eu achava que seria impossível despoluir essa água e ficou muito bom.”
LEIA MAIS: Tarifa Social Paulista: número de beneficiários chega a crescer mais de 10 vezes em cidades de SP
Além da redução do odor, Domingos destaca mudanças visíveis no ambiente ao redor do córrego. “A gente já começou a ver uns peixinhos, que antes não apareciam.”
A secretária Natália Resende ressalta que a ampliação da coleta e do tratamento de esgoto produz benefícios tanto para a população quanto para o meio ambiente. “Não tem mais odor e ele consegue ter uma qualidade de vida muito maior, não só o Seu Domingos, mas mais de 600 famílias da região. Investimento em tratamento de esgoto gera saúde, reduz o número de doenças de veiculação hídrica, amplia a qualidade de vida para quem mora aqui e contribui para a despoluição dos nossos rios”, destacou.

Investimento em saneamento
A expansão dos serviços ocorre em meio ao aumento dos investimentos da Sabesp. Em 2025, foram R$ 15,2 bilhões aplicados pela companhia, valor 120% maior em comparação ao ano anterior. Os investimentos têm como foco a ampliação da cobertura de saneamento e a melhoria dos padrões de qualidade dos serviços.
A coleta e o tratamento de esgoto chegaram a mais de 4,3 milhões de pessoas com a expansão de ligações da Sabesp. O cumprimento das metas de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto alcançaram, respectivamente, 87%, 77% e 71% ao fim do primeiro trimestre de 2026.
Na Rota da Água
O Governo de São Paulo passou a acompanhar os avanços no saneamento por meio do Na Rota da Água. A iniciativa dá mais visibilidade às obras de segurança hídrica, reforço de abastecimento e universalização do saneamento nas cidades atendidas pela companhia.
Lançado em fevereiro deste ano, o programa prevê uma série de entregas e visitas técnicas a mais de 1,1 mil frentes de obras em andamento nos municípios contemplados pelo novo contrato da Sabesp.
Entre as entregas já realizadas, estão obras de saneamento em Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu. Além disso, há duas novas Estações de Tratamento de Esgoto em Caieiras e Franco da Rocha e um Sistema de Expansão de Esgotamento Sanitário que também contempla Francisco Morato, na Grande São Paulo.
Sergipe Arraiá do Povo mantém esquema especial de acesso nesta terça-feira, 16
Sergipe Segundona do Turista reforça tradição cultural e movimenta a Rua São João em mais uma edição
Cidades Entrega do relatório do Plano Municipal de Cultura e da Conferência de Cultura foi prorrogada para início de julho
Cidades Secretaria de Ordem Pública segue com ações de limpeza e poda de árvores em todo o município
Bahia Gestores do Esporte da Bahia debatem ações e políticas públicas para o esporte
Infraestrutura... Seminário debaterá metodologia BIM para promover qualificação e eficiência na construção civil Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 26°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!