O Rio Poti amanheceu nesta quinta-feira (4) cercado por uma força-tarefa dedicada à preservação ambiental. Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), equipes de voluntários, educadores ambientais e técnicos se uniram em uma grande ação de limpeza às margens do rio, em Teresina.
A operação mobilizou diferentes frentes de trabalho. Enquanto uma equipe iniciou os trabalhos nas primeiras horas da manhã, outra percorreu as margens por terra ao lado do secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo. Simultaneamente, grupos embarcados em caiaques e em um barco realizaram a retirada de resíduos diretamente das águas e de áreas de difícil acesso.

Ao final da ação, foram recolhidos aproximadamente 70 quilos de resíduos sólidos, entre eles 47 sacos de plástico e outros oito sacos contendo vidro e metais. O material retirado do ambiente revela um problema recorrente dos rios urbanos brasileiros: o descarte inadequado de lixo, que ameaça a biodiversidade, compromete a qualidade da água e afeta diretamente a paisagem natural da cidade.
Para o secretário Feliphe Araújo, a atividade representa mais do que uma ação de limpeza. “Cada saco de lixo retirado do Rio Poti significa menos poluição, mais qualidade ambiental e mais conscientização. A Semana do Meio Ambiente é um convite para que a sociedade reflita sobre seu papel na preservação dos nossos recursos naturais. O rio é patrimônio de todos nós e precisa ser cuidado diariamente”, destacou.

Educador ambiental e guia turístico da região, Maurício Estrela ressaltou a importância da mobilização para despertar o sentimento de pertencimento da população em relação ao rio. “O Poti faz parte da história e da identidade de Teresina. Quando as pessoas participam de uma ação como essa, elas entendem na prática o impacto que um simples resíduo descartado de forma incorreta pode causar. Preservar o rio é preservar também a nossa qualidade de vida”, afirmou.
A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente da Semarh, iniciada na última segunda-feira, que reúne atividades educativas, mobilizações comunitárias e iniciativas voltadas à conscientização ambiental em diversas regiões do estado. Mais do que recolher resíduos, o mutirão deixou uma mensagem clara: a proteção dos rios depende da participação coletiva e de atitudes permanentes de cuidado com o meio ambiente.

Meio Ambiente No Summit Cidades, Dibea Estadual da Semae destaca protagonismo do Pet Levado a Sério em políticas públicas de proteção animal em Santa Catarina
Piauí Semarh inaugura reforma do centro de triagem para recuperação de animais vítimas de tráfico e maus-tratos no Piauí na segunda (29)
Bataguassu - MS Casinhas comunitárias começam a ser instaladas para proteger animais de rua durante o inverno
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 24°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Mercado de compactos: Construtora Colmeia cresce mais de 150% em vendas impulsionada pelo aluguel por temporada
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!