O Rio Poti amanheceu nesta quinta-feira (4) cercado por uma força-tarefa dedicada à preservação ambiental. Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), equipes de voluntários, educadores ambientais e técnicos se uniram em uma grande ação de limpeza às margens do rio, em Teresina.
A operação mobilizou diferentes frentes de trabalho. Enquanto uma equipe iniciou os trabalhos nas primeiras horas da manhã, outra percorreu as margens por terra ao lado do secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo. Simultaneamente, grupos embarcados em caiaques e em um barco realizaram a retirada de resíduos diretamente das águas e de áreas de difícil acesso.

Ao final da ação, foram recolhidos aproximadamente 70 quilos de resíduos sólidos, entre eles 47 sacos de plástico e outros oito sacos contendo vidro e metais. O material retirado do ambiente revela um problema recorrente dos rios urbanos brasileiros: o descarte inadequado de lixo, que ameaça a biodiversidade, compromete a qualidade da água e afeta diretamente a paisagem natural da cidade.
Para o secretário Feliphe Araújo, a atividade representa mais do que uma ação de limpeza. “Cada saco de lixo retirado do Rio Poti significa menos poluição, mais qualidade ambiental e mais conscientização. A Semana do Meio Ambiente é um convite para que a sociedade reflita sobre seu papel na preservação dos nossos recursos naturais. O rio é patrimônio de todos nós e precisa ser cuidado diariamente”, destacou.

Educador ambiental e guia turístico da região, Maurício Estrela ressaltou a importância da mobilização para despertar o sentimento de pertencimento da população em relação ao rio. “O Poti faz parte da história e da identidade de Teresina. Quando as pessoas participam de uma ação como essa, elas entendem na prática o impacto que um simples resíduo descartado de forma incorreta pode causar. Preservar o rio é preservar também a nossa qualidade de vida”, afirmou.
A ação integra a programação da Semana do Meio Ambiente da Semarh, iniciada na última segunda-feira, que reúne atividades educativas, mobilizações comunitárias e iniciativas voltadas à conscientização ambiental em diversas regiões do estado. Mais do que recolher resíduos, o mutirão deixou uma mensagem clara: a proteção dos rios depende da participação coletiva e de atitudes permanentes de cuidado com o meio ambiente.

Meio Ambiente Governo de Minas lança sistema on-line para compra de ingressos em Unidades de Conservação estaduais
Piauí Governo lança Pacto pelos Animais e fortalece políticas de bem-estar animal sob coordenação da Semarh nesta terça (16)
Piauí Governo lança Pacto pelos Animais e fortalece políticas de bem-estar animal sob coordenação da Semarh
Meio Ambiente Mais Verde: Governo de Santa Catarina abre inscrições para programa que incentiva a conservação da vegetação nativa no meio rural
Lauro de Freitas 2ª Edição da Corrida Ecológica reúne grande público em defesa do meio ambiente Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 26°
Parcialmente nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Incorporadora projeta crescer 25% nas vendas em 2026
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Imigrantes EUA Nova lei do Kansas permite que a polícia firme acordos com o ICE sem supervisão do condado
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!