O Governo de São Paulo iniciou os trabalhos para a implantação de uma linha de metrô em Cotia, com a realização de sondagens de solo para a futura Linha 22-Marrom. A atividade conduzida pelo Metrô na área do Complexo do Ginásio de Esportes da cidade marca o início concreto dos estudos técnicos necessários para viabilizar a chegada da linha que vai ligar este munícipio e Osasco à estação Sumaré (Linha 2-Verde), na Zona Oeste da Capital paulista.
As sondagens consistem na perfuração do solo para coleta de dados geológicos e geotécnicos, permitindo identificar as características do terreno. Essas informações são fundamentais para definir os métodos construtivos, os equipamentos a serem utilizados e as soluções de engenharia mais adequadas para a futura linha subterrânea.

LEIA TAMBÉM: Corpus Christi deve registrar o maior movimento nas rodovias paulistas em 2026
Atualmente, a Linha 22-Marrom encontra-se na fase de contratação do Projeto Básico, que detalha tecnicamente a implantação e antecede a contratação das obras. Paralelamente, o projeto avança com a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
Além disso, a Licença Ambiental Prévia já foi solicitada, e novas sondagens serão realizadas ao longo dos próximos meses em diferentes pontos do traçado, consolidando a base técnica necessária para a evolução do projeto.
Totalmente subterrânea, a Linha 22-Marrom deverá ter cerca de 29 quilômetros de extensão e 19 estações, conectando Cotia e Osasco à estação Sumaré, na Linha 2-Verde. O projeto prevê integração com outras linhas do sistema sobre trilhos, atendimento cerca de 650 mil passageiros por dia, com tempo médio estimado de viagem de 42 minutos entre Cotia e a capital.


São Paulo Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
São Paulo Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima o público com forró, sertanejo e piseiro
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima público ao atrair nomes do forró, sertanejo e piseiro Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 24°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado
Mundo - Mercado Imobiliario Mercado de compactos: Construtora Colmeia cresce mais de 150% em vendas impulsionada pelo aluguel por temporada
Mundo - Imigrantes EUA Brasileiros lideram expansão do açaí na Flórida
Mundo - Eleições 2026 Eleições 2026: pesquisa em Goiás mostra corrida ao governo, Senado e aprovação da gestão estadual
Mundo - Finanças e Contábil O crédito tributário que o seu RH desconhece !!