Seu site
Segunda, 22 de Junho de 2026 16:56
(62) 9-9379-1543
Geral INSTRUÇÕES

Policlínica Metropolitana orienta sobre cuidados com alimentação nas festas juninas

Nutricionista Alessandra Macedo diz que o segredo está nas escolhas conscientes sobre a higiene e a conservação dos alimentos típicos da época

22/06/2026 14h51
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Policlínica Metropolitana faz acompanhamento nutricional

Junho é sinônimo de tradição, encontros em família e mesas repletas de sabores que marcam a cultura brasileira. Ao longo de todo o mês, e especialmente durante as comemorações de São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29, muitas famílias se reúnem em casa, nas escolas, igrejas e comunidades para celebrar uma das épocas mais aguardadas do ano.

Continua após a publicidade

Entre canjicas, bolos de milho, paçocas, mingaus e outras delícias típicas, a Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, orienta a população sobre a importância de aproveitar os festejos sem descuidar da saúde. A nutricionista Alessandra Macedo destaca que o segredo está no equilíbrio e nas escolhas conscientes.

"As comidas típicas fazem parte da nossa cultura e podem ser consumidas sem culpa. O importante é ter moderação, evitar exageros e manter uma alimentação equilibrada durante todo o período das festividades", orienta.

Continua após a publicidade

Pratos como canjica, paçoca, pé de moleque, bolo de fubá, maçã do amor e até a tradicional pipoca costumam apresentar altos teores de açúcar, sódio e gorduras. Por isso, a recomendação é evitar o consumo diário dessas preparações e controlar as porções ingeridas.

Outro cuidado importante é não chegar às festas com muita fome. Segundo a especialista, realizar um lanche leve, rico em fibras ou proteínas, antes dos eventos ajuda a evitar excessos e contribui para escolhas mais saudáveis.

Procedência e conservação dos alimentos
Além da quantidade consumida, a qualidade dos alimentos também merece atenção. Preparações à base de leite, coco e derivados do milho exigem cuidados especiais, pois podem se deteriorar rapidamente quando armazenadas de forma inadequada.

"Se for adquirir alimentos prontos, é importante observar a higiene do local, o uso adequado de toucas e luvas pelos manipuladores, além das condições de armazenamento e conservação dos produtos. Esses cuidados ajudam a prevenir intoxicações alimentares e outros agravos à saúde", alerta Alessandra.

Para quem deseja manter o sabor das receitas juninas com versões mais leves, algumas substituições podem ajudar. Açúcar refinado pode ser trocado por açúcar mascavo ou demerara, enquanto ingredientes como leite condensado, creme de leite e leite integral podem ser substituídos por versões desnatadas. Em algumas preparações, também é possível utilizar óleo de coco em substituição a outras gorduras.

Pessoas com diabetes ou hipertensão devem redobrar a atenção. Pacientes com a condição controlada podem consumir alguns alimentos típicos de forma planejada e moderada, mas aqueles que apresentam alterações na glicemia ou na pressão arterial devem evitar preparações ricas em açúcar e sódio para prevenir complicações.

O excesso também pode provocar desconfortos como azia, refluxo, problemas gastrointestinais, além de alterações na pressão arterial e picos glicêmicos.

A principal recomendação para aproveitar os festejos juninos é simples: hidratar-se adequadamente, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, escolher locais confiáveis para adquirir alimentos e consumir tudo com moderação.

"Festa junina é um momento de alegria, convivência e celebração das nossas tradições. Com equilíbrio e escolhas conscientes, é possível aproveitar os sabores dessa época sem comprometer a saúde", reforça a nutricionista.

Serviço:

Além das orientações sazonais, a Policlínica Metropolitana disponibiliza acompanhamento nutricional especializado à população. Atualmente, são ofertadas cerca de 600 consultas mensais na especialidade, contribuindo para a prevenção e o controle de diversas doenças relacionadas à alimentação e à qualidade de vida.

Para a gerente assistencial da Policlínica Metropolitana, enfermeira Kérina Quaresma, o serviço desempenha um papel estratégico no fortalecimento da assistência especializada ofertada pelo Governo do Estado.

"As consultas nutricionais oferecidas pela rede de saúde estadual, por meio da Policlínica Metropolitana, têm como objetivo não apenas auxiliar no tratamento de doenças, mas também prevenir enfermidades como a obesidade, evitando que esse paciente precise, futuramente, recorrer a procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias bariátricas. Além da obesidade, acompanhamos pacientes com diversas patologias, mantendo uma linha de cuidado alimentar para pessoas com diabetes, hipertensão e outras condições que exigem atenção nutricional contínua", destaca a gestora.

Unidade do Governo do Pará, a Policlínica Metropolitana oferece pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento gratuito em 26 especialidades médicas e diversos serviços multiprofissionais, contribuindo para a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população paraense.

Texto: Ascom/Poli Metropolitana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília, DF
Atualizado às 16h01
26°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 26°

26° Sensação
1.66 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo nublado
Quarta (24/06)

Mín. 18° Máx. 28°

Parcialmente nublado